Topo

Saiba por que o Grêmio considera Barcos indispensável

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/05/2014 06h00

Barcos perdeu duas oportunidades claras de gol na derrota por 1 a 0 para o São Paulo, sábado. Virou vilão e alvo de campanha da torcida do Grêmio, que pede sua saída do clube nas redes sociais. Porém, a turbulência criada pelos aficionados não move uma pluma no comando do clube. O status do Pirata segue inabalado. A força no elenco, o investimento feito e a falta de melhor opção tornam o centroavante indispensável.

A avaliação gremista, logo após o jogo, tratou de apagar o incêndio. Enderson Moreira não culpou Barcos e disse que as oportunidades perdidas também foram criadas por ele. Segundo o treinador, o Pirata segue sendo muito importante.

"É um jogador extremamente importante para nós. É cobrado como qualquer atacante que pode ficar um tempo sem fazer gols. Mas já foi decisivo. É evidente que quando percebermos que outro atleta mereça, faremos as opções. Mas as situações que perdeu foram todas criadas por ele. Daqui a pouco a bola entra e tudo muda", disse o treinador.

Internamente, o Grêmio pesa alguns fatores para jamais abalar a condição de Barcos. O primeiro é a relevância do Pirata no elenco. É Barcos que representa os jogadores em conversas com comissão técnica e diretoria. Foi ele quem encabeçou a negociação para pagamento de dívidas de direitos de imagem no ano passado. E com isso ocupa um posto além de simplesmente ser o principal atacante do time.

Jamais, entre jogadores, funcionários ou comissão técnica do Grêmio, houve uma voz contra Barcos. O Pirata conquistou o vestiário e nele tem uma das bases para sua sequência na equipe mesmo em momentos não tão bons.

"Estou satisfeito com a equipe e a derrota não vai diminuir isso. Confio nele. Como o treinador, o presidente e os companheiros também confiam", afirmou o diretor executivo de futebol, Rui Costa.

Nas palavras da direção do clube, outros fatores que podem ser levados em conta na manutenção de Barcos. Com salários que se aproximam de R$ 720 mil por mês, o jogador é caro para se tornar reserva. Além disso, pela idade já avançada e os altos vencimentos, não seria fácil o colocar no mercado. Se desfazer do argentino pode ser mais difícil que foi o contratar no início do ano passado. E o vínculo com o Grêmio vence apenas em fevereiro de 2016.

No elenco gremista, também, não há melhor opção. Kleber se recupera de lesão e voltará a ser relacionado após três meses apenas na próxima quarta-feira. E o Gladiador também não rendeu o esperado desde sua contratação. Os demais atacantes do grupo são jovens que mal deixaram as categorias de base. Não bastasse isso, o Grêmio não tem um bom poder de investimento para fechar com reforço importante para o setor.

"Todo elenco, para conquistar títulos, precisa ter jogadores qualificados como 'sombra' dos titulares. Quanto mais atletas de qualidade vierem, melhor para todos nós. A direção de futebol tem feito o possível e o impossível para isso. O mercado está fechado e muito vai mudar com esta parada para Copa do Mundo. Não só para o Grêmio, mas para todos. Com inteligência, encontraremos alternativas. Mas reforço que o Barcos é extremamente importante", afirmou Enderson Moreira.

Independente da pressão popular pela saída, Barcos é artilheiro gremista na temporada com 16 gols. As chances desperdiçadas contra o São Paulo, o pênalti pedido na Libertadores, tudo só prejudicou a relação com os aficionados. Internamente, o status segue inabalado e ele mantém cadeira cativa na equipe.