Topo

Atlético vence em Ipatinga, faz as pazes com torcida e quebra série do Flu

Do UOL, em Belo Horizonte

28/05/2014 23h55

Depois de empatar sem gols com o Criciúma no domingo passado e decepcionar a torcida em Ipatinga, o Atlético-MG venceu o Fluminense, por 2 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Ipatingão, e assumiu o sexto lugar na tabela do Brasileirão. Apesar de derrotado, o tricolor carioca, que vinha de duas vitórias, desperdiçou a chance de virar líder da competição e se manteve na vice-liderança.

Os gols saíram no somente no segundo tempo. Dátolo abriu o placar e depois deu assistência para Diego Tardelli marcar depois de 15 jogos sem balançar as redes.

O Atlético foi a 14 pontos e subiu três posições na tabela, se aproximando do grupo de acesso à Libertadores. O time mineiro completou cinco jogos sem perder na competição, com quatro vitórias e um empate. Na próxima rodada, enfrenta o São Paulo, sábado, às 18h30, no Morumbi, no último jogo antes da parada para a Copa do Mundo.

Com a derrota, o Fluminense interrompeu sequência de duas vitórias, porém se manteve na segundo posição na tabela com 15 pontos, um a menos que o líder Cruzeiro. No domingo, enfrenta o Internacional, às 16h, em Macaé.

Antes de a bolar rolar, o Fluminense homenageou o ex-atacante Washington, que faleceu no domingo passado. Os jogadores do tricolor carioca entraram em campo com uma faixa, onde estava escrito “Obrigado Washington”. Foi respeitado ainda um minuto de silêncio.

As duas equipes entraram em campo com desfalques. Enquanto o Atlético não contou com Ronaldinho Gaúcho, Réver, por problema físico, Jô e Victor, que estão com a seleção, o Fluminense não teve Fred, que também disputará a Copa, Cavalieri, que está na pré-lista para o Mundial, e Wagner, contundido.

Atlético e Fluminense fizeram um primeiro tempo equilibrado em Ipatinga, mas criaram poucas chances de gol. Os dois times apostaram em arremates de fora da área. O time mineiro tentou com Leandro Donizete, que chutou de longe por cima do travessão, aos 20min. Walter arriscou também de longa distância e mandou a bola à esquerda de Giovanni.

Na reta final do primeiro tempo, o Atlético caiu um pouco de rendimento e deu espaço ao adversário. Aos 38min, Rafael Sóbis aproveitou cruzamento de Carlinhos da esquerda e cabeceou por cima do travessão, com perigo. O time mineiro teve uma chance ainda com Marion, que recebeu livre na entrada da área e finalizou fraco para a defesa tranquila de Felipe.

No início do segundo tempo, quando a torcida atleticana se irritava com os erros de passe da equipe e vaiava, o Atlético abriu o placar aos 7min. Emerson Conceição cruzou da esquerda e, antes de André, Felipe rebateu nos pés de Dátolo. O argentino dominou e chutou forte no canto esquerdo.

O Fluminense teve a chance de empatar logo em seguida. Chiquinho cruzou da esquerda na medida para Walter, que finalizou em cima de Giovanni. Aos 15min, o goleiro atleticano fez grande defesa em uma bola cabeceada por Sóbis.

O Atlético não deixou cair o ritmo e chegou ao segundo gol aos 19min. Dátolo, que não foi bem no primeiro tempo, fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Diego Tardelli empurrar para o fundo da rede.

O Fluminense não se abalou com os gols e se manteve no ataque. Aos 27min, Kenedy, que havia entrado no lugar de Chiquinho, desviou uma bola cruzada na área, mas ela saiu rente à trave direta. O tricolor carioca ficou com um jogador a menos aos 35min. Michael, que havia substituído Rafael Sóbis, ficou apenas um minuto em campo. Depois de pisar no pé de Alex Silva, foi expulso.

Apesar de jogar com um a menos, o tricolor carioca criou chance para marcar. Conca cobrou falta na entrada da área e acertou o travessão. O Atlético segurou o resultado e garantiu a vitória diante da torcida no Ipatingão.

ATLÉTICO-MG 2 X 0 FLUMINENSE

Data: 28/5/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Raphael Claus (ASP FIFA-SP) 
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira (CBF-SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (ASP FIFA-SP)
Cartões amarelos: Gum, Chiquinho, Carlinhos, Kenedy (FLU); Pierre, Leonardo Silva, Emerson Conceição, Leandro Donizete, Dátolo, Alex Silva, Edcarlos (ATL)
Cartão vermelho: Michael (FLU)
Gols: Dátolo, aos 7min, Diego Tardelli, aos 19min do segundo tempo

Atlético-MG
Giovanni; Alex Silva, Leonardo Silva, Edcarlos e Emerson Conceição; Pierre (Josué), Leandro Donizete, Dátolo e Diego Tardelli (Carlos); Marion e André (Guilherme)
Técnico: Levir Culpi
 
Fluminense
Felipe, Bruno, Gum, Marlon e Carlinhos; Diguinho, Jean, Chiquinho (Kenedy) e Conca; Walter e Rafael Sóbis (Michael)
Técnico: Cristovão Borges