Topo

Criciúma vence, confirma ascensão e mantém Coritiba na zona de rebaixamento

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/05/2014 21h24

O Criciúma confirmou sua ascensão no Campeonato Brasileiro. A equipe catarinense alcançou sua quarta partida sem derrota ao bater o Coritiba por 1 a 0 nesta quarta, no Heriberto Hülse, e se afastou ainda mais das últimas posições. O gol da partida foi marcado por Fábio Ferreira. Por outro lado, os paranaenses continuam com quatro pontos e seguem na zona de rebaixamento.

O jogo começou mais estudado e com poucas oportunidades de gol. O Criciúma tinha mais posse de bola e quase abriu o placar após cobrança de escanteio, aos dois. O volante Rodrigo Souza cabeceou com perigo e a bola passou próxima à trave de Vanderlei.

O Coritiba tentava se organizar e parecia que a péssima campanha da equipe influenciava no rendimento em campo. O time visitante tinha dificuldade para organizar jogadas no meio-campo e pouco assustava o goleiro Luiz.

Mesmo com menor posse de bola, os paranaenses obrigaram Luiz a praticar boa defesa, aos 11, após chute com muito efeito de Dudu. O jogo estava equilibrado porque a equipe catarinense errava muitos passes e facilitava a marcação do adversário.   

O Criciúma melhorou na metade do primeiro tempo e criou boas oportunidades. No entanto, cedia muito espaço ao Coritiba e possibilitava alguns contra-ataques. No fim, aos 40, Roni quase colocou a equipe visitante na frente ao finalizar rasteiro dentro da área. O zagueiro Fábio Ferreira estava atento e salvou os catarinenses.

Cinco minutos depois foi a vez de Maylson cabecear com perigo e Vanderlei fez boa defesa para evitar o gol dos donos da casa. No entanto, a etapa terminou mesmo com o empate.

O Criciúma iniciou o segundo tempo com Ricardinho no lugar de Maylson. O segundo precisou deixar o campo porque sentiu uma forte dor na coxa. Por outro lado, o Coritiba retornou com a mesma formação.

A etapa começou mais movimentada e os dois times chegavam ao ataque com toques rápidos. Silvinho perdeu uma chance clara, aos oito, após falha de Luccas Claro. O atacante ficou na frente de Vanderlei e finalizou por cima da meta.

O time catarinense continuou implantando seu jogo e conseguiu sair na frente, aos 12. Paulo Baier cobrou escanteio e o zagueiro Fábio Ferreira subiu mais que a defesa para marcar de cabeça. A equipe mandante seguia melhor e o experiente meia quase aumentou a vantagem, aos 26, após cobrar falta com categoria. O Coritiba tentou reagir na base da vontade, mas o placar se manteve e os donos da casa se afastaram ainda mais das últimas posições.


CRICIÚMA 1 x 0 CORITIBA

Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)

Data: 28/05/2014 (quarta-feira)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartões amarelos: Silvinho, Serginho, Bruno Lopes, Paulo Baier, Eduardo (Criciúma); Jajá, Denner, Chico, Norberto (Coritiba)
Gol: Fábio Ferreira, aos 12 minutos do segundo tempo

Criciúma
Luiz; Eduardo, Ronaldo Alves, Fábio Ferreira e Cortez; Serginho, Rodrigo Souza, Maylson (Ricardinho) e Paulo Baier; Bruno Lopes (Lucca) e Silvinho (Maurinho)
Técnico: Wagner Lopes
 
Coritiba

Vanderlei; Reginaldo, Luccas Claro, Welinton e Dener; Chico (Germano), Baraka, Dudu (Norberto) e Jajá; Roni (Júlio César) e Zé Love
Técnico: Celso Roth