Topo

Felipe não volta ao Fla antes da Copa e abre caminho para Julio César

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/05/2014 06h10

O empate do Flamengo por 1 a 1 com o Figueirense, na última quinta-feira, no Morumbi, terminou marcado por mais um episódio polêmico envolvendo o goleiro Felipe. O camisa 1 viajou para São Paulo e nem sequer foi relacionado pelo técnico Ney Franco. Ele não volta ao time antes da Copa do Mundo e pode deixar o clube. Enquanto isso, a diretoria intensifica as conversas na expectativa de contar com o goleiro da seleção brasileira Julio César após o Mundial no Brasil.

Felipe faltou ao treino na semana passada e ficou de fora do empate sem gols com o Santos. Ele foi perdoado e indicado como possível titular pelo treinador na véspera do duelo contra o Figueirense. No entanto, a decisão surpreendente da comissão técnica foi a de tirá-lo da partida ainda na concentração.

O fato é que Felipe tem seis jogos disputados pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro. Se entrasse em campo, o goleiro não poderia ser negociado, o que é desejo conhecido da diretoria nos bastidores. Até por isso, as conversas com Josias Cardoso, procurador do goleiro Julio César, tornaram-se frequentes nos últimos dias.

O Rubro-negro trata como sonho o retorno do ídolo e sabe que nada será resolvido até o final da Copa do Mundo por desejo do próprio atleta. No entanto, os dirigentes apostam na possibilidade de um negócio por empréstimo junto ao Queens Park Rangers-ING, com quem o titular da seleção tem contrato até junho de 2016.

O alto salário de Julio César é um problema considerável para a concretização do negócio, mas boa parte da administração Eduardo Bandeira de Mello acredita que repatriá-lo seria importante para alavancar outras receitas do clube como bilheteria e sócio-torcedor.

Enquanto isso, o técnico Ney Franco não comenta a negociação e vê a pausa para a disputa da Copa do Mundo como o período decisivo sobre quem será o goleiro titular do Flamengo na retomada do Brasileirão.

“Foi uma decisão técnica. Conversei com o Felipe junto ao preparador de goleiros [Wagner Miranda] e ao meu capitão [Leo Moura]. Quero observar o Paulo Victor também contra o Cruzeiro pelo rendimento do atleta nos últimos jogos. Na pausa para a Copa do Mundo definimos quem será o titular do Flamengo. Não tem nada além disso”, desconversou.