Topo

Grêmio e Palmeiras tem Barcos de protagonista e desafeto das duas torcidas

Desafeto de gremistas e palmeirenses, Barcos é protagonista do encontro deste domingo - Raul Arboleda/AFP
Desafeto de gremistas e palmeirenses, Barcos é protagonista do encontro deste domingo Imagem: Raul Arboleda/AFP

Do UOL, em Porto Alegre

01/06/2014 06h00

Grêmio e Palmeiras poderia ser uma festa para Barcos. O encontro marca a primeira vez do Pirata contra a equipe paulista, no duelo entre dois únicos clubes que ele defendeu no Brasil. Mas o que se apresenta é exatamente o contrário. Tanto tricolores quanto alviverdes não mostram apreço algum pelo argentino. Criticado pela maneiras que deixou o time de São Paulo e pelo mau desempenho em Porto Alegre, ele é protagonista de encontro das 16h, no estádio Alfredo Jaconi, pela 9ª rodada.

Barcos deixou o Palmeiras no início do ano passado. Mas os bastidores de sua saída permaneceram por muito tempo ainda discutidos. O jogador disse que a direção palmeirense agiu de forma errada, o expôs para torcida dando a entender que ele havia saído do clube por dinheiro. Enquanto os cartolas até nota oficial divulgaram para rebater o jogador.

"Barcos deixou muito claro, à diretoria e aos jornalistas, que preferia se transferir por entender que não teria chance de defender a seleção de seu país disputando a Série B e por ter uma proposta salarial maio", disse a nota palmeirense.

"Sinceramente ficou meio ruim [relação com a torcida]. Ficou um sentimento porque saí da maneira que não era esperada, num momento que eu pessoalmente não esperava. Foi por causa de um pedido da diretoria. Tive a oportunidade de ir para o Grêmio, sabia que era boa, mas não da forma que eu saí do Palmeiras. Não sai da forma que queria, quando te obrigam a sair", rebateu Barcos.

A transação foi alta. O Grêmio pagou um valor ao Palmeiras, outro a LDU [clube anterior do atleta], mais um pedaço ao jogador, e ainda mandou ao clube do Parque Antártica quatro atletas: Léo Gago, Leandro, Vilson e Rondinelly.

Em Porto Alegre, Barcos foi recebido com festa. Mas os gremistas pouco comemoraram com ele quando a bola começou a rolar. Foram bons jogos no início, mas depois jejum de gols e muitas cobranças. Atualmente ele é alvo de campanha na internet, que pede sua saída do Grêmio. Já foi pressionado e discutiu com torcedores. Inclusive, através das redes sociais, os aficionados gaúchos marcaram um evento de despedida do jogador na partida deste domingo.

Será o primeiro jogo de Barcos contra seu ex-clube porque no ano passado o Palmeiras jogou a segunda divisão e não teve encontros com o Grêmio.

Em campo, o time gaúcho terá algumas alterações em relação ao último jogo. Ramiro volta ao meio-campo, Rhodolfo entra na vaga de Bressan na zaga e Marquinhos estreia na lateral esquerda. Com 14 pontos, a meta do Grêmio é terminar a primeira parte do Brasileiro perto do líder.

Enquanto isso, o Palmeiras vem de duas derrotas consecutivas para Chapecoense e Botafogo e precisa vencer para entrar na pausa da Copa do Mundo com um ambiente mais tranquilo. Ricardo Gareca assumirá o time no dia 13 de junho, logo após o curto período de férias que o elenco terá após o jogo deste domingo.

Para a sua despedida à frente da equipe, Alberto Valentim tem desfalques importantes. Valdivia está na seleção chilena, Eguren, na uruguaia. Fernando Prass está se recuperando de operação no cotovelo direito, enquanto que Wesley está suspenso pelo cartão vermelho. Juninho, lateral esquerdo, pediu para sair e também não será relacionado. Mendieta, machucado, é dúvida.

GRÊMIO X PALMEIRAS

Data: 01/06/2014 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas - BA (ESP - 2)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos - BA (FIFA) e Adson Márcio Lopes Leal - BA (CBF- 1)

GRÊMIO
Marcelo Grohe, Pará, Werley, Rhodolfo (Saimon) e Marquinhos; Edinho, Ramiro (Zé Roberto), Alán Ruiz, Rodriguinho e Dudu; Barcos.
Técnico: Enderson Moreira

PALMEIRAS
Fábio; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e William Matheus; Renato, Josimar e Felipe Menezes; Diogo, Marquinhos Gabriel e Henrique.
Técnico: Alberto Valentim