Topo

Palmeiras tem gol anulado e fica no 0 a 0 com o Grêmio antes do recesso

Do UOL, em Porto Alegre

01/06/2014 17h48

Grêmio e Palmeiras vão para o recesso da Copa do Mundo com um jejum de vitórias. Neste domingo, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, os dois times oscilaram dentro da partida válida pela nona rodada do Brasileirão. Mas ambos falharam na hora de finalizar e não saíram do zero. Quando não falhou, o time paulista ainda contou com um gol anulado por impedimento.

O lance ocorreu no começo do segundo tempo, quando o Palmeiras intensificou a pressão. Felipe Menezes bateu falta da esquerda, Diogo apareceu livre dentro da grande área e desviou na saída do goleiro Marcelo Grohe.

Com isto, o Grêmio chega aos 15 pontos e alcança uma seca de três rodadas. Mesmo número de jogos sem vitória do Palmeiras, que acumula 13 pontos.

A partida teve domínio do Grêmio na primeira metade do primeiro tempo. Com velocidade, a equipe dirigida por Enderson Moreira não deixou o Palmeiras passar do meio-campo. E neste tempo, Dudu fez boa jogada e deixou Barcos cara a cara com o goleiro. O camisa 9 chutou por cima, de dentro da pequena área.

A pressão dos gaúchos seguiu por mais um tempo e rendeu a melhor chance aos 17 minutos. Foi quando Barcos serviu Dudu e ele devolveu de calcanhar. O centroavante escorregou e a bola se ofereceu para Rodriguinho. Dentro da área, de primeira, ele chutou para fora.

Depois de passar por um novo susto, o Palmeiras acordou. William Matheus e Marquinhos Gabriel foram peças importantes para empurrar o time a frente. E em 10 minutos os visitantes igualaram o número de chances claras para marcar.

Primeiro com Diogo. O atacante chutou da intermediária, a bola viajou no ar e quase morreu no ângulo direito de Marcelo Grohe. Depois o próprio Diogo atrapalhou Felipe Menezes, que finalizou de dentro da área e viu a bola explodir na trave com um leve desvio no colega.

“Começamos bem, pressionando bastante. Depois caiu o ritmo”, disse Rodriguinho. “Temos que caprichar na finalização, o volume de jogo foi bom”, comentou Dudu. “No comecinho sofremos um pouco até aquecer, mas depois melhorou”, contrapôs Marquinhos Gabriel.

No segundo tempo o Palmeiras seguiu crescendo e o Grêmio seguiu piorando. Barcos caiu dentro da grande área, em um raro momento de ataque dos donos da casa, e pediu pênalti, mas não levou.

A reclamação mudou de lado pouco depois. Aos sete minutos, Felipe Menezes cobrou falta e Diogo desviou para o fundo da rede. O gol, porém, foi anulado pelo auxiliar Adson Márcio Lopes Leal e o time do Palmeiras se revoltou.

Nove minutos mais tarde, diante de um Grêmio atrapalhado, os paulistas não marcaram por pouco. Henrique cabeceou após escanteio da esquerda e Rhodolfo salvou em cima da linha. Com o rendimento fraco, Enderson Moreira fez o que até então não tinha feito.

Aos 17 minutos tirou Barcos, que recebeu uma grande vaia da torcida, e colocou Kleber. Maxi Rodríguez também entrou, na vaga de Rodriguinho. Mas o Palmeiras seguiu mais perto de fazer o gol. Felipe Menezes teve uma nova chance, em falta frontal ao gol, contudo chutou para longe. E aos 42, Marcelo Oliveira salvou os visitantes quase em cima da linha.

Na próxima rodada, depois da Copa do Mundo, o Grêmio encara o Goiás em casa. E o Palmeiras enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. Ambos os jogos às 22h do dia 16 de julho.

GRÊMIO 0 X 0 PALMEIRAS

GRÊMIO
Marcelo Grohe, Pará, Werley, Rhodolfo e Marquinhos; Edinho, Ramiro, Alán Ruiz, Rodriguinho (Maxi Rodríguez) e Dudu (Zé Roberto); Barcos (Kleber)
Técnico: Enderson Moreira

PALMEIRAS
Fábio; Wendel, Wellington, Lúcio, W. Matheus; Renato, Marcelo Oliveira, Felipe Menezes (Josimar) e Marquinhos Gabriel; Diogo e Henrique
Técnico: Alberto Valentim

Data: 01/06/2014 (domingo)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: Werley, Maxi Rodríguez e Ramiro (GRE); Henrique, Marcelo Oliveira, Lúcio e Renato (PAL)