Topo

Diretoria do Atlético-MG tenta definir 'pequena reformulação' no elenco

Do UOL, em Belo Horizonte

02/06/2014 06h00

A pausa do Brasileirão, que se iniciou para o Atlético-MG na noite de sábado, após a derrota para o São Paulo, por 2 a 1, no Morumbi, será de trabalho intenso nos bastidores. A preocupação da comissão técnica e da diretoria atleticana é em reforçar o elenco e fazer uma pequena “reformulação” no grupo que retornará ao torneio em julho.

Mudanças radicais são descartadas pela diretoria atleticana e pela comissão técnica. O técnico Levir Culpi, que chegou a pedir uma grande reformulação do grupo, quando chegou ao Atlético, em maio, voltou atrás e passou a apoiar o atual elenco, mostrando confiança nos atletas.

Mas, modificações acontecerão. A diretoria deseja alterar algumas peças do atual elenco que não rendem mais o esperado. Para isso, está no mercado, atrás de reforços pontuais. O meia-atacante Maicosuel foi contratado e se apresentará oficialmente no próximo dia 11. Pelo menos, outros dois nomes chegarão.

“A última palavra fica com o presidente, que tem o controle da parte financeira. Mas ele é preocupado com isso, ele quer sempre melhorar. Vamos fazer sim alguns ajustes, este é o pensamento do presidente e juntos podemos qualificar o nosso elenco”, disse Levir Culpi.

O principal alvo de momento do clube é para a função de volante, posição que Levir pediu contratação. Fernando, ex-jogador do Grêmio,  e hoje no Shakhtar, é um dos nomes que interessa. Outro reforço deverá chegar para o ataque.

A diretoria atleticana reconhece que tem encontrado dificuldades no mercado. "A gente vai trabalhar dentro da responsabilidade nossa, do clube. São valores estratosféricos, fora da realidade brasileira e o Atlético não vai fazer. Vamos fazer contratações dentro da nossa realidade, do que podemos fazer. Os clubes brasileiros estão pagando muito fora do que pode pagar. O Atlético não entra em leilão, não entra em briga. Mas estamos tentando e vamos fazer duas contratações", disse Eduardo Maluf, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Atletas também deixarão o elenco atleticano. Rosinei deverá ser emprestado. O atleta perdeu espaço. Neto Berola interessa ao Botafogo. O jogador, porém, vive situação inusitada. Mesmo não sendo titular, a diretoria alvinegra rejeita negociá-lo, já que considera o atacante velocista peça importante para o elenco. "Vai ter, com a chegada de três, com certeza vai ter de sair dois ou três também", disse o diretor atleticano.

Fernandinho já saiu, sem contrato, foi descartado pela alta pedida do Al-Jazira. No meio de campo, Fillipe Soutto é outro que poderá deixar a equipe, já que não vem tendo oportunidades. Em relação à venda de atletas, Jô é o mais próximo de deixar o clube. O atleta está valorizado por servir a seleção brasileira na Copa do Mundo. Ronaldinho Gaúcho também tem o futuro indefinido. Mesmo com contrato até o final do ano, o camisa 10 recebeu sondagens do futebol dos Estados Unidos.

Levir Culpi aposta no crescimento do Brasileirão depois da Copa do Mundo. Por isso, cobra reforços da diretoria. “Isso vai acontecer, temos que nos precaver, o campeonato é muito disputado e no segundo turno as equipes vão jogar melhores, estarão mais estruturadas. E nós também, se quisermos almejar as primeiras posições”, afirmou.