Topo

Sem a Cidade do Galo, Atlético-MG volta a treinar na antiga casa

Atlético volta a utilizar a Vila Olímpica, que por muitos anos foi o local de treinos do clube - Bruno Cantini/Atlético-MG
Atlético volta a utilizar a Vila Olímpica, que por muitos anos foi o local de treinos do clube Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

03/06/2014 06h00

Com a Copa do Mundo no Brasil e a Cidade do Galo reservada para a seleção da Argentina durante o Mundial, o Atlético-MG volta a treinar na Vila Olímpica, clube de lazer destinado a sócios e que por muito anos foi o local de preparação da equipe mineira.

A Cidade do Galo foi utilizada pelo Atlético pela última vez no dia 24 de maio. Agora, o centro de treinamento atleticano já está à espera da Argentina, que fará a preparação para a Copa do Mundo em Belo Horizonte. Com jogadores se recuperando de lesões, o clube mineiro passou suas atividades para a Vila Olímpica.

O clube é um dos pontos mais tradicionais dos atleticanos. A Vila Olímpica, localizada na região da Pampulha, foi inaugurada em 1973. O Atlético não treina no local há 13 anos, desde a mudança de local de treinamentos com a construção da Cidade do Galo, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Vila Olímpica foi adotada por muitos anos como o centro de treinamento do Atlético. Em muitos momentos, os jogadores tinham de dividir as dependências com sócios do clube, o que dificultava a preparação do time.

O local, que hoje é exclusivo para associados do Atlético, tem em sua história a passagem da seleção brasileira, que chegou a treinar no clube antes da Copa do Mundo de 1982, na Espanha. 

Em 2001, a Cidade do Galo terminou as suas obras e transferiu o departamento de futebol para Vespasiano. Desde então, o local se tornou o CT oficial do Atlético e foi recebendo melhorias, até que foi eleito, em 2010, o melhor centro de treinamentos do Brasil em levantamento feito pelo canal Sportv em parceria com a Universidade Federal de Viçosa.

O Atlético voltará a treinar na Vila Olímpica a partir do dia 11, depois da folga dos jogadores por causa da pausa do Brasileirão para a Copa do Mundo. No local, os atletas farão cinco dias de treinos e encontrarão uma estrutura reformada há pouco tempo pela diretoria, mas terão um contato mais próximo com associados do clube.

A estrutura é considerada boa pela diretoria e capaz de abrigar o elenco antes da viagem à China, que acontecerá no dia 16. A academia foi toda reformulada, assim como os campos de futebol e outras áreas do clube. Atualmente, o local já vem recebendo jogadores, como Ronaldinho Gaúcho, Marcos Rocha, Fillipe Soutto e Luan, que se recuperam de lesões e estão fazendo tratamento na Vila Olímpica.