Topo

Sport aproveita expulsão de goleiro, derrota Bahia e alcança o nono lugar

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/06/2014 22h54

O Sport soube aproveitar a expulsão do goleiro Marcelo Lomba para vencer o Bahia por 1 a 0 nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em jogo remarcado da quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado por Mike quando o arqueiro adversário já tinha recebido o cartão vermelho por reclamar com o árbitro no início do segundo tempo. Desta maneira, a equipe pernambucana subiu para a nona colocação. O time visitante, que ainda ficou com nove jogadores ao perder Roniery no fim, permanece ameaçado pelo rebaixamento.

A partida foi realizada nesta quarta-feira por conta da greve da Polícia Militar do estado de Pernambuco que ocorreu em maio.

O jogo começou com o Sport tentando mostrar sua força atuando em casa. Logo com um minuto de jogo, a equipe rubro-negra armou uma trama na frente e Augusto César finalizou próximo do gol de Marcelo Lomba. O Bahia vinha de três derrotas seguidas e adotou uma postura mais conservadora no começo da partida.

A equipe visitante procurou se fechar em seu campo na tentativa de sair em velocidade. Com sete minutos de jogo, os atletas do Sport reclamaram de pênalti porque a bola bateu no braço de Demerson após cruzamento de Ananias na esquerda. Entretanto, o árbitro Marcelo Aparecido mandou o lance seguir.

O confronto seguia com o Sport mostrando um futebol mais consistente. Com maior posse de bola, a equipe pernambucana dominava o meio-campo e o Bahia tinha dificuldade para exercer uma boa marcação na entrada da área. Os donos da casa, porém, não conseguiam obrigar Marcelo Lomba a praticar uma defesa. Em outro lance perigoso, aos 25, Ewerton Páscoa perdeu boa chance ao cabecear por cima do gol após Durval ajeitar.

No final da etapa, aos 39, Renê obrigou Marcelo Lomba a praticar uma defesa importante ao cruzar com muito efeito e quase colocou o Sport na frente. Porém, o placar seguiu inalterado e terminou empatado sem gols.

O segundo tempo iniciou muito movimentado e, aos seis minutos, Pará foi lançado na frente e Magrão saiu da área para fazer uma falta no lateral. O árbitro Marcelo Aparecido aplicou cartão amarelo para o goleiro. Isso gerou uma revolta dos atletas da equipe do Bahia porque pediam a expulsão do jogador.

Após série de reclamações, Marcelo Aparecido aplicou o vermelho para Marcelo Lomba. O técnico Marquinhos Santos optou por sacar Emanuel Biancucchi para colocar o goleiro Douglas Pires. Eduardo Baptista também mexeu no Sport ao sacar Wendel para promover a estreia de Zé Mário.

Com um jogador a mais, o Sport pressionou o Bahia na expectativa de abrir o placar. Douglas Pires se destacou ao praticar boas defesas em pelo menos três finalizações de fora da área. No entanto, ele não pôde fazer nada, aos 27, quando Renê cruzou da esquerda e Mike, livre, colocou a equipe rubro-negra na frente. No fim, aos 37, Roniery foi expulso e facilitou ainda mais a tarefa dos donos da casa. A equipe tocou a bola para assegurar a vitória e a subida na tabela.

SPORT 1 x 0 BAHIA

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 4/06/2014 (quarta-feira)
Árbitro: Marcelo Aparecido Souza (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartões amarelos: Durval, Rithely, Magrão, Patric, Zé Mário e Aílton (Sport); Anderson Talisca, Roniery, Marcelo Lomba e Fahel (Bahia)
Cartões vermelhos: Marcelo Lomba (Bahia), aos seis, e Roniery (Bahia), aos 37 minutos do segundo tempo
Gol: Mike, aos 27 minutos do segundo tempo

Sport
Magrão; Patric, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Zé Mário), Augusto César (Aílton) e Ananias; Érico Júnior (Mike) e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista

Bahia
Marcelo Lomba, Roniery, Demerson, Titi e Pará; Fahel, Rafael Miranda, Emanuel Biancucchi (Douglas Pires) e Anderson Talisca (Guilherme Santos); William Barbio e Maxi Biancucchi (Jeam)
Técnico: Marquinhos Santos