Topo

Ronaldinho? Fred? UOL lista quem ainda pode trocar de clube no Brasileirão

Ronaldinho e Fred são jogadores valorizados que ainda podem trocar de clubes na Série A do Brasileirão - AP Photo/Bruno Magalhaes e Alexandre Loureiro/Getty Images
Ronaldinho e Fred são jogadores valorizados que ainda podem trocar de clubes na Série A do Brasileirão Imagem: AP Photo/Bruno Magalhaes e Alexandre Loureiro/Getty Images

Bernardo Gentile, Bruno Braz e Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/06/2014 06h00

O país respira Copa do Mundo, mas paralelamente a maior competição de futebol do planeta, os clubes brasileiros aproveitarão o período de recesso do campeonato nacional para aquecer o mercado de transferências. E para ajudar os cartolas, o UOL Esporte montou uma lista dos principais jogadores que ainda não completaram sete jogos e que podem ir para outra equipe da Série A.

No grupo dos “disponíveis”, há atletas capazes de encher os olhos de dirigentes e torcedores, embora a realidade de contratação esteja longe de ser simples. Entre os considerados “medalhões”, figuram Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Fred (Fluminense), Dedé (Cruzeiro), Réver (Atlético-MG), Jô (Atlético-MG), Dagoberto (Cruzeiro) e os goleiros Jefferson (Botafogo), Victor (Atlético-MG) e Diego Cavalieri (Fluminense).

Estes, porém, dificilmente deixarão seus respectivos clubes para outros do Brasil, principalmente os que estão servindo a Seleção Brasileira, situação que os deixa com as portas abertas para o mercado europeu.

Entre os “acessíveis”, porém, há muita gente tarimbada que pode estar mudando de lar tão logo recomece o Brasileirão, caso dos flamenguistas Felipe (goleiro), André Santos (lateral-esquerdo) e Elano (meia), considerados caros pela diretoria e que ainda não deram o retorno esperado.

Os meias corintianos Renato Augusto e Danilo têm recebido sondagens, embora o clube paulista ressalte que não os negociará. Outros em alta no mercado têm sido os atacantes Diego Tardelli, do Atlético-MG, Jorge Henrique, do Internacional, e Marcelo, do Atlético-PR.

O zagueiro Dória, do Botafogo, taxado como uma promessa e integrante de Seleções de base, vem sendo o sonho de consumo do Santos.

Embora desperte o interesse de clubes da Série A, o atacante Kléber Gladiador, do Grêmio, deverá ser emprestado para o Vasco, que está na Série B.

Vale ressaltar que o limite de sete partidas por jogador só é estabelecido entre clubes da mesma divisão, estando liberada a transferência de um atleta da Série A para a B que possua um número superior a este teto, por exemplo.

Confira abaixo a relação dos principais jogadores com menos de sete jogos no Brasileirão: