Topo

Cruzeiro defende longo tabu contra Vitória na volta do Brasileirão

O Cruzeiro goleou o Vitória, por 5 a 1, no Mineirão pelo Brasileirão do ano passado - Juliana Flister/Vipcomm
O Cruzeiro goleou o Vitória, por 5 a 1, no Mineirão pelo Brasileirão do ano passado Imagem: Juliana Flister/Vipcomm

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

15/07/2014 13h28

Passada a intertemporada nos Estados Unidos e a Copa do Mundo, os jogadores do Cruzeiro estão focados no retorno do Brasileirão e na partida contra o Vitória, quinta-feira, às 21h. O desafio da equipe celeste será defender um tabu de 15 anos sem perder para os baianos atuando no Mineirão.

A última derrota dos mineiros diante dos rubro-negros jogando no estádio aconteceu em agosto de 1998, quando perdeu por 2 a 0 com gols de Alex Mineiro e Petkovic, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. Naquela edição o Cruzeiro terminou como vice-campeão.

Desde então, o aproveitamento da equipe celeste jogando em casa diante dos baianos é perfeito. Em sete jogos, foram sete vitórias, com 21 gols marcados e apenas quatro sofridos. O único resultado negativo como mandante foi no estádio Ipatingão, em 2010, quando foi derrotado por 1 a 0, no Vale do Aço.

Na campanha do título Brasileiro do ano passado, o time celeste também fez valer a sua força diante dos baianos. No jogo disputado no Mineirão, a equipe de Marcelo Oliveira goleou o rival por 5 a 1 e começou a arrancada para o título com uma série de 12 jogos de invencibilidade.

O jogo contra o Vitória no Barradão também foi marcante para os cruzeirenses na última temporada. A vitória por 3 a 1 na casa do adversário decretou matematicamente o título brasileiro de 2013.

Pela conquista do título do ano passado e a posição dos dois times na tabela – os mineiros são líderes e os baianos estão na zona de rebaixamento – o Cruzeiro entra em campo como favorito para conquistar mais um triunfo e aumentar a sequência de resultados positivos.

O goleiro Fábio minimiza o favoritismo. “O grupo que o Cruzeiro possui, a conquista do título no ano passado e o fato de sermos líderes, acabam exercendo certo respeito, pelo menos até o início da partida. Nós temos que ter consciência disso, caso contrário, a equipe adversária acaba crescendo no jogo e nós não queremos isso. Vamos trabalhar da mesma forma, com o mesmo empenho e dedicação”, afirmou o capitão celeste.

O técnico Marcelo Oliveira já tem o time praticamente definido para a partida e será o mesmo que atuou nos últimos amistosos. A única dúvida é no ataque, já que Willian não poderá jogar por questões contratuais e Alisson está lesionado. Marquinhos, Marlone e Dagoberto surgem como opções para a posição.