Topo

Figueirense surpreende Coritiba e conquista 2ª vitória no Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

16/07/2014 21h28

O Figueirense, antes da Copa do Mundo, só conseguiu vencer o Corinthians em nove rodadas, e ainda fora de casa. Aparentemente, esse é a especialidade do time catarinense: neste quarta-feira, no retorno pós-Mundial do Campeonato Brasileiro, o Figueirense derrotou o Coritiba no Couto Pereira por 2 a 0 e conquistou seu segundo triunfo no torneio. 

Os dois times seguem na zona de rebaixamento, porém. O Figueirense vai a sete pontos e ultrapassa o próprio Coritiba, o Vitória e o Flamengo para deixar a lanterna. Como o time carioca joga ainda nesta quarta e a equipe baiana atua na próxima quinta, a 17ª posição não é garantida para os catarinenses.

Já o Coritiba pode até terminar na última colocação a 10ª rodada. Com sete pontos, dependerá de derrotas de Flamengo e Vitória para não ser o lanterna até, pelo menos, o próximo final de semana.

A atuação do Figueirense no triunfo lembrou muito a da vitória contra o Corinthians, no primeiro jogo oficial do Itaquerão. Retrancada, o time catarinense apostou nos contra-ataques. E a tática foi fortalecida logo aos 4 minutos de jogo: após escanteio , Thiago Heleno tocou de cabeça na primeira trave para abrir o placar.

O Coritiba, então, passou a tentar pressionar o rival, mas sob dependência forte de lances criados por Alex. E foi o craque do Coxa que acabou perdendo as melhores chances do time.

Na primeira etapa, finalizou de canela, livre, na pequena área, após cruzamento pela direita. No segundo tempo, perdeu a melhor chance do time aos 22 minutos: recebeu de Elber sozinho por trás da defesa e tocou na saída de Tiago Volpi. A bola, porém, foi para fora.

O castigo surgiu em um minutos: Guto Ferreira, o técnico do Figueirense, surpreendentemente trocou o meia Léo Lisboa pelo atacante Everaldo ainda na primeira etapa, aos 33 minutos. E a ideia deu certo aos 23 min. do 2° tempo.

Everaldo recebeu na área, driblou dois defensores do Coritiba e tocou com classe, por cima de Vanderlei: 2 a 0 Figueirense. Ao Coritiba, nem a estreia de Martinuccio, principal reforço contratado no período de Copa, adiantou na busca por um gol. 

O time paranaense tentará se recuperar no próximo sábado, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro (21h). Já o Figueirense buscará sua primeira vitória no Orlando Scarpelli também no sábado, contra o Grêmio (18h30).

CORITIBA 0 X 2 FIGUEIRENSE

Data/horário: 16/07/2014, às 19h30h (de Brasília)
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
Auxiliares: Pedro Santos de Araújo (AL) e Otavio Correia de Araújo Neto (AL)
Cartões amarelos: Dener e Luan (FIG)
Gols: Thiago Heleno, aos 4 min. do 1°t, e Everaldo, aos 23 min. do 2°t (FIG)

CORITIBA: Vanderlei; Reginaldo, Wellinton, Leandro Almeida e Dener (Carlinhos); Baraka, Gil, Robinho e Alex; Elber (Martinuccio) e Keirrison (Júlio César)
Técnico: Celso Roth

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Luan, Nirley, Thiago Heleno e Guilherme Lazaroni; Paulo Roberto, Dener (Nem), Kléber (Rivaldo) e Léo Lisboa (Everaldo); Pablo e Ricardo Bueno
Técnico: Guto Ferreira