Topo

Fla muda para espantar crise contra Atlético-PR em retomada do Brasileiro

Ney Franco tem o desafio de tirar o Flamengo da zona de rebaixamento na retomada do Brasileirão - Gilvan de Souza/ Flamengo
Ney Franco tem o desafio de tirar o Flamengo da zona de rebaixamento na retomada do Brasileirão Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/07/2014 06h10

O Flamengo atravessou a Copa do Mundo na desconfortável zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e usou o tempo livre para modificar o esquema tático na expectativa de deixar a degola da competição nacional. E o primeiro desafio acontece nesta quarta-feira, contra o Atlético-PR, às 22h, em Macaé.

Com sete pontos e na penúltima posição da tabela, o Rubro-negro carioca contratou apenas o argentino Hector Canteros neste período. A torcida não esconde a insatisfação, mas o elenco defende o trabalho do técnico Ney Franco após a sequência de treinamentos da intertemporada.

O comandante mudou o esquema tático da equipe e adotou a utilização de três zagueiros. A expectativa é a de que o Flamengo sofra menos gols - foram 13 até o momento - e possa aumentar o poderio ofensivo com o avanço dos laterais Leo Moura e André Santos.

O jovem Recife e Elano receberam oportunidades no meio de campo. A dúvida estava apenas no gol. Paulo Victor treinou durante todo o período da Copa do Mundo entre os titulares. No entanto, Felipe reassumiu o posto nos últimos dias e ganhou nova chance depois das recentes polêmicas e até possibilidade de transferência.

“O Ney mostrou que conhece futebol. Temos uma formação na qual podemos jogar de três ou quatro maneiras diferentes sem substituir qualquer jogador. Ele tem conhecimento do que faz. Estamos 90% prontos. Os outros 10% só quando a bola rolar. Treino é treino, jogo é jogo. Entendemos tudo o que precisamos fazer a partir de agora”, afirmou o atacante Alecsandro.

Já o Atlético-PR ocupa a 12ª colocação na tabela e sonha com uma aproximação rápida ao G-4. As novidades são o lateral esquerdo Lucas Olaza e o volante Derley. Eles substituem os suspensos Natanael e Deivid.

“Não tenho dúvida. A equipe está 100% definida e desejamos fazer uma boa estreia no retorno do Campeonato Brasileiro. Estamos preparados para tudo e atentos nas possíveis modificações do adversário”, encerrou o técnico Doriva.

FLAMENGO X ATLÉTICO-PR

Data/horário: 16/07/2014, às 22h (de Brasília)
Local: Moacyrzão, em Macaé (RJ)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC)

Flamengo
Felipe; Wallace, Chicão e Samir; Leo Moura, Recife, Elano, Everton e André Santos; Paulinho e Alecsandro
Técnico: Ney Franco

Atlético-PR
Weverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Lucas Olaza; Derley, Otávio, Bady e Marcos Guilherme; Douglas Coutinho e Ederson.
Técnico: Doriva