Topo

Fla repete erros na volta ao BR, perde para Atlético-PR e vira lanterna

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/07/2014 23h51

Nada mudou. A volta do Flamengo ao Campeonato Brasileiro foi um pesadelo para o torcedor. O time repetiu os erros apresentados antes da pausa para a Copa do Mundo e foi derrotado pelo Atlético-PR por 2 a 1, nesta quarta-feira (16), em Macaé. Os gols de Douglas Coutinho e Cleberson - Samir fez para os donos da casa - empurraram o Rubro-negro carioca para a lanterna da competição, com apenas sete pontos conquistados.

O time chegou ao sétimo jogo sem vencer e foi muito vaiado pela torcida. Os comandados de Ney Franco vão tentar mais uma vez a recuperação no próximo domingo, contra o Internacional, às 16h, no Beira-Rio. Já o Atlético-PR subiu para a sexta posição, com 16 pontos, e enfrenta o Criciúma, também no domingo, às 18h30, na Arena da Baixada.

O Flamengo iniciou a partida tentando valorizar a posse de bola e trocando passes no meio de campo na expectativa de furar o sistema defensivo do Atlético-PR. Aos poucos, a equipe de Ney Franco deu espaços e atraiu o adversário. O esquema com três zagueiros não apresentou a sobra característica e acabou punido.

Aos 20min, Douglas Coutinho recebeu entre Samir e Leo Moura. O atleticano avançou e tocou com categoria na saída de Felipe. O Flamengo sentiu o gol e demorou para entrar na partida novamente.

Com um setor de meio de campo previsível, os cariocas eram facilmente marcados pelos paranaenses. Elano acabou perseguido pela torcida e vaiado a cada toque na bola. Lesionado, Paulinho deixou o campo e deu lugar a Mugni.

E foi justamente o argentino que deu início ao gol de empate. Aos 34min, o camisa 10 cobrou escanteio. Samir subiu bem e escorou para o fundo da rede de Weverton. Aos 41min, novo cruzamento na área. André Santos cabeceou para fora.

O primeiro tempo terminou com o Flamengo deixando a desejar na organização, mas com as ações equilibradas na base da vontade. A segunda etapa começou com panorama semelhante, porém, o dono da casa foi mais ao ataque.

Aos 10min, Alecsandro recebeu e soltou a bomba. A bola bateu no travessão e quicou em cima da linha. Jogadores e torcida reclamaram bastante da arbitragem e pediram a marcação do gol. Aos 14min, o Atlético-PR respondeu em chute cruzado de Douglas Coutinho, que desviou em Wallace e foi para fora. Aos 15min, os visitantes marcaram o segundo em nova falha da defesa. Suelinton cruzou rasteiro e o zagueiro Cleberson completou sozinho para o gol.

O Flamengo ainda perdeu Samir com um estiramento na coxa e pouco produziu para buscar o empate. Aos 30min, Luiz Antônio parou em Weverton. E foi só. O Rubro-negro retomou o Brasileirão como o deixou para a Copa do Mundo. Desorganizado, o time foi facilmente marcado, deixou o gramado aos gritos de "sem vergonha" e em crise absoluta com a torcida.

FLAMENGO 1 X 2 ATLÉTICO-PR

Local: Moacyrzão, em Macaé (RJ)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC)
Cartões amarelos: Elano (Flamengo); Douglas Coutinho, Lucas Olaza e João Paulo (Atlético-PR)
Gols: Douglas Coutinho, aos 20min do primeiro tempo, Samir, aos 34min do primeiro tempo, Cleberson, aos 15min do segundo tempo

Flamengo
Felipe; Wallace, Chicão e Samir (Nixon); Leo Moura, Recife, Elano (Luiz Antônio), Everton e André Santos; Paulinho (Mugni) e Alecsandro
Técnico: Ney Franco

Atlético-PR
Weverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Lucas Olaza; Derley (Paulinho Dias), Otávio, Marcos Guilherme e Bady (Marcelo Cirino); Douglas Coutinho e Ederson (João Paulo)
Técnico: Doriva