Topo

Fluminense encara o Criciúma e o fantasma do fracasso pós-Copa

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/07/2014 06h00

Em 2013, após um mês sem jogos, uma sequência de resultado ruins culminou na queda do técnico Abel Braga, na entrada do Fluminense em uma crise quase insolúvel e em um rebaixamento que só não aconteceu por uma decisão dos tribunais esportivos (a rebaixada foi a Portuguesa, que perdeu pontos por escalação irregular de um atleta). Um ano depois, o clube das Laranjeiras volta a reviver esse fantasma.

Sai a Copa das Confederações, quando a pausa do meio ano fez o time implodir, entra a Copa do Mundo. Para os torcedores, a esperança é que a lição tenha sido aprendida. O primeiro teste para isso será nesta noite, às 22 horas, no interior de Santa Catarina. No estádio Heriberto Hülse, o Fluminense encara o Criciúma, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A má lembrança parece distante no momento. O clube encerrou a nona rodada, a última antes da Copa do Mundo, na animadora segunda posição, a apenas três pontos do líder, o atual campeão Cruzeiro. O Fluminense está empatado com outros quatro clubes em pontos, mas tem mais vitórias na competição, cinco contra quatro dos rivais.

Além disso, inverteu a situação enfrentada na pausa do ano passado. Se durante a Copa das Confederações o time perdeu atletas chave, como os meia-atacantes Thiago Neves e Wellington Nem, na Copa do Mundo chegaram reforços. O zagueiro Henrique veio Bordeaux, da França, e o meia Cícero, do Santos. Os dois serão titulares em Santa Catarina.

"Estamos mais fortes, sem dúvida, mas precisamos ter opções de outras maneiras de jogo e atletas que possam manter o nível quando precisarmos trocar. O campeonato é de regularidade. Por isso, precisamos manter o nível para brigar pelo título”, destacou Cristóvão Borges ao site oficial do Fluminense.

O Fluminense também fez uma inter-temporada ‘pé no chão’, bem diferente da excursão à Disney de 2013. Desta vez, o Tricolor passou apenas uma semana em Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro, e trabalhou o restante do tempo nas Laranjeiras, sem tanto desvio do foco para ações de marketing, como nos Estados Unidos.

Um ponto negativo, porém, precisa ser ressaltado: o time não terá o retorno de Fred por enquanto. O atacante ganhou folga de dez dias após disputar a Copa do Mundo pela seleção brasileira. Só se reapresentará na próxima quinta-feira (24), nas Laranjeiras.

Já o Criciúma terá poucas diferenças em relação ao time que encerrou a primeira parte do Campeonato Brasileiro com oito pontos, na 14ª colocação. O time catarinense não tem conseguido bons resultados em casa até aqui, com apenas três vitórias em cinco jogos, todas elas por 1 a 0 em equipes que estão na briga contra o rebaixamento (Coritiba, Figueirense e Chapecoense).

Campeonato Brasileiro recomeça nesta semana

CRICIÚMA X FLUMINENSE

Data e horário
: 16/07/2014 (quarta), às 22h (horário de Brasília)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (Santa Catarina)
Transmissão na TV: Globo, Band e PFC
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)

CRICIÚMA
Bruno; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Cortez; Serginho, João Vitor, Rafael Costa e Paulo Baier; Silvinho e Bruno Lopes
Técnico: Wagner Lopes

FLUMINENSE
Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Henrique e Carlinhos; Cícero, Jean, Wagner e Conca; Rafael Sóbis e Walter
Técnico: Cristóvão Borges