Topo

Giuliano não salva, Grêmio empata com o Goiás e chega ao 4º jogo sem gols

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/07/2014 21h21

O Grêmio esperava muito do jogo contra o Goiás, nesta quarta-feira na Arena. A estreia de Giuliano, contratado junto ao Dnipro da Ucrânia, o retorno do Brasileirão e uma chance de ouro para encerrar a seca de gols. Mas mesmo com o novo meia criando boas jogadas, o tricolor não foi capaz de balançar as redes: 0 a 0 com muito mais esforço do que qualidade.

O empate deixa o Grêmio com 16 pontos – mesma soma do Goiás. E inviabiliza o plano de se aproximar do líder do Cruzeiro nesta 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes de ficar no escore fechado em casa, o tricolor perdeu para o São Paulo por 1 a 0, empatou com o Sport fora de casa e repetiu o resultado diante do Palmeiras, em Caxias do Sul.

A presença de Giuliano ajudou o Grêmio a criar, mas o problema crônico do time persistiu. Quarto ataque menos efetivo do campeonato, o time de Enderson Moreira desperdiçou uma a uma as chances criadas. Só Barcos jogou para longe três oportunidades – quase em sequência. Luan, mais tarde, quase encobriu o goleiro Renan.

Barcos chutou fraco aos 15, depois de bom passe de Giuliano. Três minutos mais tarde o camisa 9 fez um belo giro em cima do marcador, mas a finalização saiu alta demais. E aos 19 Pará cruzou da direita e o centroavante – na linha da pequena área, errou em bola.

Um dos antídotos do Goiás para a marcação alta e as trocas de lado entre Luan e Giuliano foi o recuo de Amaral. O camisa 5 em várias vezes recuou para formar uma linha de cinco homens na defesa, aumentando a dificuldade do Grêmio de entrar na área de Renan. E com isto, a equipe de Ricardo Drubscky criou apenas uma chance viva – com Lima chutando rasteiro.

Saimon, improvisado na lateral esquerda, não comprometeu na marcação. Justamente a tarefa a ser reforçada nos planos de Enderson. Do lado do campo o camisa 20 pôde ver outra oportunidade não terminar em gol. Luan, aos 35, tentou encobrir Renan e chutou colocado de fora da área. Mas o goleiro do Goiás deu dois passos para trás e espalmou para a linha de fundo.

No segundo tempo o Grêmio foi mais para frente. Alán Ruiz chutou rasteiro e só não marcou porque Renan fez boa defesa. Antes ele já havia entrado na área, mas finalizou fraco. E os donos da casa decaíram de produção nos minutos seguintes. A cartada para recuperar a profundidade foi sacar Ramiro e colocar Dudu.

Mais tarde foi a vez de Barcos sair para a entrada de Lucas Coelho. O jovem centroavante chegou a acertar a trave direita de Renan, na melhor chance da segunda parte do confronto. Zé Roberto ainda ocupou a vaga de Alán Ruiz., mas nenhuma das trocas deu ao Grêmio o gol e, desta forma, o time já soma quatro partidas sem balançar as redes.

Na próxima rodada o Grêmio visita o Figueirense, às 18h30min de sábado. Já o Goiás enfrenta o Sport Recife no Serra Dourada, domingo.

GRÊMIO 0 X 0 GOIÁS

Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Geromel e Saimon; Riveros, Ramiro (Dudu), Alán Ruiz (Zé Roberto), Giuliano e Luan; Barcos (Lucas Coelho)
Técnico: Enderson Moreira

Goiás
Renan; Valmir Lucas, Jackson, Pedro Henrique e Lima (Alex Alves); Amaral, David, Ramon e Liniker (Erick) e Tiago Real; Assuério (Wellington Júnior)
Técnico: Ricardo Drubscky

Data: 16/07/2014
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Público: 26.166 (24.449 pagantes)
Renda: R$ 813.641,50
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Cartões amarelos: Luan (GRE); Assuério, Valmir Lucas e Ramon (GOI)