Topo

Paulo Baier marca dois, decide, e Criciúma bate Fluminense em casa

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/07/2014 23h57

Com dois gols decisivos de Paulo Baier, o Criciúma venceu o Fluminense por 3 a 2 no Heriberto Hulse na noite desta quarta-feira, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia de 39 anos marcou os dois primeiros gols da equipe catarinense, o primeiro deles em pênalti inexistente em jogada do próprio no primeiro tempo. Serginho marcou o terceiro. Conca e Matheus Carvalho descontaram para o Tricolor no fim do segundo tempo.

Fluminense e Criciúma voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo (20), contra Santos e Atlético-PR, respectivamente. O Tricolor pode sair do G4 com o resultado, uma vez que tem 16 pontos e pode ser ultrapassado por Santos e Corinthians, que jogam nesta quinta-feira (17). Já o Criciúma se afastou da zona de rebaixamento ao chegar aos 11 pontos, quatro a mais que o 17º colocado, o Figueirense.

O Fluminense começou a partida mostrando um pouco do que treinou durante os 40 dias sem jogos oficiais. O Tricolor exibia um bom toque de bola capaz de controlar a partida, sempre guiado pelo meio-campo formado por Cícero, Jean, Conca e Wagner. O time, no entanto, não conseguia ser mais objetivo na área adversária.

O Criciúma, por sua vez, apostava na velocidade. E quase viu a estratégia surtir efeito quando Paulo Baier recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Bruno Lopes, mas Gum antecipou bem e cortou o perigo aos 19min. Pouco depois, o Fluminense respondeu com cruzamento de Carlinhos para Cícero subir alto e cabecear para o gol, mas Escudero salvou o perigoso arremate.

Com o Fluminense com total domínio da bola, mas sem objetividade o suficiente, o jogo ficou sem maiores emoções em Santa Catarina. O quadro mudou quando Paulo Baier recebeu bola enfiada na área e se tropeçou na própria perna, em lance que o árbitro viu pênalti de Henrique. O meia do Criciúma aproveitou a falha do juiz e abriu o placar aos 39min, vantagem que a equipe manteve até o fim do primeiro tempo.

O time carioca voltou do intervalo impondo novo ritmo, com o jovem Matheus Carvalho no lugar de Walter no ataque. O Fluminense até que tocava bem a bola, mas sem muita velocidade, o que o tornava previsível. E o Tricolor acabou punido pela maior objetividade do Criciúma, que não perdoou após receber bola que Diego Cavalieri havia bloqueado por duas vezes no mesmo lance. Mesmo caído, o meia dos catarinenses conseguiu mandar a bola para o fundo da rede e ampliar a vantagem dos donos da casa.

O segundo gol rival surpreendeu o Fluminense, que ainda tentava se encontrar melhor em campo quando Paulo Baier cobrou falta da direita na medida para a cabeça de Serginho, que aproveitou bobeira coletiva da zaga tricolor para marcar o terceiro do time da casa, praticamente liquidando a fatura no Heriberto Hulse. 

Acuado com a desvantagem, o Fluminense tentou diminuir o prejuízo na etapa final da partida. Após muita dificuldade, a estrela de Conca brilhou aos 38min com um golaço. No lance seguinte, o jovem Matheus Carvalho aproveitou para marcar o segundo e recolocar o Tricolor na partida. 

Na base da empolgação, o Fluminense buscou o empate em Criciúma, mas a missão de conseguir um gol nos minutos finais não era fácil. O Tricolor até que tentou, mas o juiz deu o apito final antes que mais pudesse ser feito.

CRICIÚMA 3 X 2 FLUMINENSE

Data e horário: 16/07/2014 (quarta), às 22h (horário de Brasília)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (Santa Catarina)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
Cartões amarelos: Escudero, Eduardo (CRI); Carlinhos, Rafael Sóbis (FLU)
 

CRICIÚMA
Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Cortez; Serginho, João Vitor, Rafael Costa (Ricardinho) e Paulo Baier (Martinez); Silvinho e Bruno Lopes (Cristiano)
Técnico: Wagner Lopes

FLUMINENSE
Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Henrique e Carlinhos; Cícero (Kenedy), Jean, Wagner e Conca; Rafael Sóbis e Walter (Matheus Carvalho)
Técnico: Cristóvão Borges