Topo

São Paulo terá ataque "galáctico" pela metade em visita ao Bahia

Do UOL, em São Paulo

16/07/2014 06h00

Ganso, Kaká, Luis Fabiano, Alexandre Pato, Alan Kardec. Não há como negar que as opções que Muricy Ramalho terá à disposição no segundo semestre para o ataque do São Paulo animariam qualquer treinador. Nesta quarta, entretanto, diante do Bahia, na Fonte Nova, o técnico terá apenas parte de seus “galácticos” no primeiro teste para definir como irá montar seu setor ofensivo.

Por diferentes razões, o ataque que entrará em campo em Salvador não será tão estrelado assim – nem todas as peças estão disponíveis, e algumas que estão já tiveram mais prestígio com Muricy e com a torcida são paulina.

Principal artilheiro do time, Luis Fabiano voltou a enfrentar um fantasma que o incomoda nos últimos anos: com uma contratura na coxa direita, está fora do jogo. Alan Kardec vai ficar com a vaga – as expectativas do treinador do São Paulo sobre o centroavante, com quem trabalhou no Santos, são altas – e terá a primeira chance de mostrar que pode ter um lugar cativo no time.

De volta ao Morumbi, o ídolo Kaká ainda ficará de fora. O ex-melhor jogador do mundo ainda precisa aprimorar a forma física: no treino desta terça, trabalhou separado do elenco e participou apenas do rachão – se movimentou bastante e mostrou estar bem fisicamente, mas ainda não atingiu as condições ideais de jogo.

Sem Kaká, caberá a Ganso a armação das principais jogadas. O camisa 10, porém, ainda não repetiu pelo São Paulo o futebol mostrado quando defendia o Santos. Teve bons momentos, mas alternou altos e baixos, e ficou de fora da Copa do Mundo. Agora, com várias opções de ataque e a sombra de um ídolo que joga na mesma posição, os lampejos podem não ser suficientes para mantê-lo no time.

A situação mais delicada é de Alexandre Pato. O atacante, que em 2007 já era considerado o sucessor de Ronaldo na seleção brasileira, já começou a ter dificuldades para revitalizar sua carreira no São Paulo, depois de uma passagem decepcionante pelo Corinthians.

Vestindo a camisa 11, Pato já perdeu moral com Muricy Ramalho, e deve ficar no banco de reservas, dando lugar a Ademilson, que está longe de ser unanimidade nas arquibancadas. A única chance do ex-jogador do Milan começar a partida está no fato de que o titular ficou de fora dos treinamentos desta terça devido a uma amigdalite, e pode não se recuperar a tempo.

A defesa permanece a mesma utilizada no primeiro semestre, com Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Álvaro Pereira. A dupla de volantes, com Souza e Maicon, também. O São Paulo está na quarta colocação, com 16 pontos, e pode chegar à liderança em caso de vitória e uma combinação de resultados favorável. O Cruzeiro, com 19, ocupa o primeiro lugar.
Bahia

O Bahia está na boca da zona do rebaixamento, com apenas 8 pontos, e busca uma vitória dentro de casa para se afastar um pouco do fantasma da degola. O clube baiano perdeu seu maior destaque no primeiro semestre: Anderson Talisca foi vendido ao Benfica, de Portugal, por cerca de R$ 12 milhões.

Em compensação, quatro reforços chegaram: Léo Gago, Marcos Aurélio, Adailton e Kieza. O Bahia já enviou à CBF a documentação para regularizar os quatro para o restante do Brasileirão.

No último treinamento, o técnico Marquinhos Santos já utilizou Léo Gago no meio de campo. O clube também não tem desfalques por lesão, com exceção do meia Lincoln.

Ficha Técnica: Bahia x São Paulo

Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 16 de julho de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (horário de Brasília)
Árbitro:Dewson Fernando Freitas da Silva (PA-ASP-FIFA)
Assistentes: Luis Diego Nascimento Lopes e  Heronildo Freitas da Silva (PA)

Bahia: Douglas Pires; Diego Macedo, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Fahel, Uelliton e Léo Gago; Rhayner, Branquinho e Maxi Biancucchi.
Técnico: Marquinhos Santos

São Paulo: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Álvaro Pereira; Souza, Maicon e Ganso; Ademilson, Osvaldo e Alan Kardec.
Técnico: Muricy Ramalho