Topo

Corinthians coloca Itaquerão no "modo legado" e recebe Inter em obras

AFP PHOTO / FRANCOIS XAVIER MARIT
Imagem: AFP PHOTO / FRANCOIS XAVIER MARIT

Verônica Mambrini

DO UOL, em São Paulo

17/07/2014 06h01

Durante a Copa, o Itaquerão passou sem grandes problemas pelo batismo de fogo. Mas nesta quinta-feira (17) começa a rotina doméstica do estádio, que vai receber Corinthians e Internacional, pelo Brasileirão. A nova fase é chamada de “modo legado”, segundo André Stepan, responsável pelo departamento de comunicação do clube.

Com o fim da Copa, a arena vai passar por mudanças. “Agora, o estádio entra novamente em obras, para ser adaptado ao ‘modo legado’, que é o saldo pós-Copa. É como vai operar de fato o estádio do Corinthians. Foi feita uma série de adaptações para se enquadrar ao que a Fifa queria, mas que não correspondem às necessidades do clube”, diz André Stepan.

Entre as principais mudanças, estão os espaços para a imprensa, que vão encolher. “Durante a Copa, o setor de imprensa foi dimensionado para a demanda de 4 mil jornalistas, na abertura, por exemplo. Essa capacidade vai mudar para cerca de 400 jornalistas e o setor de imprensa vai passar para outro andar. A área de tribuna vai ser adaptada para um setor vip de torcedor”, diz Stepan.

“Outra mudança será o camarote no Setor Leste, que era outra exigência da Fifa. Ele vai deixar de existir, assim como os estacionamentos internos e externos, que vão voltar a ter sua capacidade total, já que durante a Copa a Fifa usou esses espaços como sala de imprensa, área de hospitalidade, etc.”

As catracas passam a ser no portão já a partir do jogo desta quinta, segundo Stepan. “O Corinthians vai jogar no 'modo legado' no Campeonato Paulista do ano que vem, não tem pressa para terminar a obra, para que essas coisas sejam bem feitas”, diz Stepan. A desinstalação das arquibancadas temporárias, por exemplo, vai levar 120 dias, segundo a Fast Engenharia, que cuidou da instalação. As estruturas serão removidas, no entanto, sem interferir no funcionamento do estádio.

Trens e metrôs irão operar com frota máxima

Como nos dois jogos que antecederam a Copa, a orientação é que o torcedor use o transporte público para chegar à arena. Por conta da hora do jogo, marcado para 19h30, boa parte do fluxo de torcedores vai enfrentar o horário de pico no transporte público para se dirigir à estação Corinthians-Itaquera e Arthur Alvim, que dão acesso ao estádio.

De acordo com o Metrô e a CPTM, para atender aos usuários que irão à Arena Corinthians assistir ao jogo do Campeonato Brasileiro, o Metrô e a Via Quatro irão funcionar com frota máxima durante todo o horário de pico. Para o retorno dos torcedores, haverá trens no pátio de manobras em Itaquera, da Linha 3 – Vermelha, que entrarão em circulação de acordo com o fluxo de pessoas nas estações Itaquera e Artur Alvim.

A expectativa é de que o jogo não interfira no fluxo normal de usuários do sistema, já que o deslocamento de torcedores ao novo estádio ainda não está totalmente definido, e os primeiros eventos pós-Copa irão ajudar a desenhar novas demandas do uso habitual do estádio. Com base no fluxo em jogos anteriores nos outros estádios de São Paulo, o Metrô acredita que boa parte dos torcedores se desloque da própria Zona Leste, não causando sobrecarga em estações como Sé.

Entre 16h e 20h, a CPTM também estará operando com frota máxima em todas as linhas e com menores intervalos entre os trens, conforme circulação realizada diariamente nos horários de pico. Também haverá trens extras na Estação Guaianases, que serão colocados em linha conforme necessidade.

A CET também não criou nenhum esquema especial para a partida. O trânsito local será monitorado pela companhia nas imediações da Arena Corinthians, em Itaquera, a partir das 16h30, nas principais vias de acesso ao estádio. Haverá bloqueio apenas na Rua Doutor Luís Ayres (pista local), em frente ao estacionamento principal da Arena Corinthians, Avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado, trecho e sentido da Rua Doutor Luís Ayres à Rua Miguel Ignácio Curi e Avenida Miguel Ignácio Curi, entre Avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado e a entrada do Estádio.