Topo

Cruzeiro dá susto, deslancha na etapa final e afunda o Vitória

Do UOL, em Belo Horizonte

17/07/2014 22h52

No mesmo palco em que a seleção brasileira foi goleada pela Alemanha por 7 a 1 nas semifinais da Copa do Mundo, o Cruzeiro voltou ao Mineirão nesta quinta-feira e reencontrou a torcida quase dois meses depois. O time celeste, que entrou em campo como líder do Brasileirão, encontrou dificuldade na maior parte do jogo e só deslanchou na etapa final para derrotar o Vitória (penúltimo colocado), por 3 a 1, no retorno da competição nacional.

Apesar do placar, o Cruzeiro não apresentou o futebol envolvente que o levou ao topo da tabela nas rodadas iniciais do Brasileirão, antes da paralisação para a Copa. A maré só mudou depois que o zagueiro Alemão, de forma desastrada, marcou contra. O time mineiro embalou e voltou a balançar a rede com Ricardo Goulart e Everton Ribeiro. Ayrton fez o gol de honra do Vitória aos 46min.

O Cruzeiro voltou a ficar isolado na liderança do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos, três a mais que Corinthians e São Paulo, segundo e terceiro colocados respectivamente. Com duas vitórias a mais que os rivais, a equipe celeste seguirá líder mesmo se for derrotado pelo Palmeiras, domingo, no Pacaembu.

A derrota deixou o Vitória em situação ainda mais complicada na competição. O time baiano, que somou apenas sete pontos em 30 disputados, caiu para o 19º lugar, na zona de rebaixamento. Foram cinco derrotas, quatro empates e uma vitória. No próximo domingo, enfrenta o vice-líder Corinthians no Barradão, em Salvador.

O Cruzeiro começou a partida pressionando o adversário e por pouco não abriu o placar no Mineirão. Depois de cobrança de escanteio da esquerda, Marcelo Moreno cabeceou em direção ao gol, mas o goleiro Wilson, atento, mandou a bola para escanteio. O atacante celeste voltou a assustar a meta do Vitória aos 13min. Após bom cruzamento de Marquinhos, ele finalizou de cabeça à direita do gol.

O Vitória entrou em campo disposto a parar o Cruzeiro e tentar surpreender nos contra-ataques. Porém, o time baiano pouco produziu ofensivamente e ainda correu risco ao fazer faltas próximas da grande área. Aos 22min, Everton Ribeiro cobrou uma delas com perigo, e a bola passou por cima do travessão.

Com dificuldade para superar a marcação adversária, o Cruzeiro deu espaço para o Vitória ameaçar a meta de Fábio. Aos 31min, Lucas Silva errou na saída de bola e Josa arriscou de fora de área. Fábio fez boa defesa e cedeu o escanteio.

O time mineiro acordou depois do susto e voltou a pressionar na reta final do primeiro tempo. Depois de boa jogada de ataque, Ceará cruzou na área e Lucas Silva finalizou de primeira, mas o chute saiu mascado e parou a marcação do Vitória. Antes disso, Manoel cabeceou uma bola por cima do travessão depois de escanteio cobrado por Everton Ribeiro. Apesar das tentativas, o placar não saiu do zero na primeira etapa.

No início do segundo tempo, o Cruzeiro voltou a encontrar dificuldade na partida e viu o adversário abrir espaço para chegar ao ataque. O técnico Marcelo Oliveira promoveu a entrada de Dagoberto aos 10min, no lugar de Marquinhos, que defendia o Vitória antes de ser contratado pelo clube mineiro.

Empurrado pela torcida, que estava apreensiva com o rendimento do time, o Cruzeiro contou com a sorte para abrir o placar aos 16min. Everton Ribeiro cruzou a bola para a área e o zagueiro Alemão se atrapalhou e marcou gol contra.  A equipe celeste ampliou dez minutos depois com Ricardo Goulart, que fez de cabeça depois de cruzamento de Egídio da esquerda.

O time celeste ganhou confiança na partida e ampliou aos 33min. Everton Ribeiro recebeu na entrada da área e finalizou bem no canto esquerdo do goleiro Wilson. O Vitória descontou nos acréscimos com Ayrton, em cobrança de falta, mas a reação veio tarde demais, e o Cruzeiro comemorou o triunfo no reencontro com a torcida no Mineirão

CRUZEIRO 3 X 1 VITÓRIA

Data: 17/7/2014 (quinta-feira)
Local:  Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Eduardo Souza Couto (RJ)
Cartões amarelos: Richarlyson, Alemão, José Welison (VIT)
Gols: Alemão (contra), aos 16min, Ricardo Goulart, aos 26min, Everton Ribeiro, aos 30min, Ayrton, aos 46min do segundo tempo

CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Manoel, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Tinga) e Ricardo Goulart; Marquinhos (Dagoberto) e Marcelo Moreno (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira

VITÓRIA
Wilson; Ayrton, Kadu, Alemão e Danilo Tarracha; Adriano, Josa, Richarlyson (Vander) e José Welison; Caio (Willie) e Dinei
Técnico: Jorginho