Topo

Esboço de "tiki-taka" do São Paulo empolga jogadores e até Muricy

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

17/07/2014 06h00

O São Paulo controlou o jogo inteiro diante do Bahia nesta quarta (16), e marcou um belo gol em uma envolvente troca de passes de primeira, finalizada pelo estreante Alan Kardec. Os números da partida mostram 448 passes certos, 90% de acerto no fundamento, contra apenas 294 do adversário, segundo o Footstats

A atuação empolgou os jogadores do São Paulo – praticamente todos que deram entrevistas após o jogo citaram a posse de bola do time, assim como o técnico Muricy Ramalho. Antonio Carlos chegou até a lembrar as atuações da Alemanha na Copa do Mundo.

“A gente está vendo jogos como os da Alemanha, que prioriza a posse de bola, os passes. Assim não tomamos tanto contra-ataque, tem que ser assim, tentar fazer os gols mesmo”, disse o zagueiro.

“Temos que jogar assim, ficando com a bola no pé. Quando você tem a bola, cria chances, chega no gol adversário. Quando não tem, leva sufoco lá atrás. Poderíamos ter feito o terceiro, mas o importante é a vitória”, acrescentou Ganso. O capitão Rogério Ceni também falou sobre o assunto. “Jogou bem, tivemos a posse de bola, fizemos um gol cedo. Talvez no finalzinho tenha faltado um pouco de objetividade”, disse o goleiro.

Muricy também percebeu o controle são paulino durante a partida, e se mostrou satisfeito. O técnico elogiou a qualidade de passe dos seus jogadores, mas preferiu ser cauteloso.

“Tivemos volume de jogo maior, com posse de bola, que é importante. A gente tem volantes que sabem jogar, zagueiros que sabe jogar, então tem que dar prioridade ao passe. Assim você controla o jogo, controla seu adversário. É só um jogo, mas anima bastante”, afirmou.

O ponto do treinador é válido: de fato, a atuação contrastou com o São Paulo irregular e com dificuldades de criação no primeiro semestre. Além disso, fatores externos, que não devem se repetir ao longo de todo o Brasileirão, podem ter influído no jogo de sua equipe.

Um deles está na pausa para a Copa do Mundo: além do tempo para treinar, o período afastado das partidas oficiais permitiu que os jogadores reestreassem na competição com o preparo físico perto do ideal, sem o desgaste provocado por excesso de jogos. Outro, na própria Fonte Nova: o gramado utilizado no Mundial foi elogiado pelos jogadores, e a tendência é que tenha favorecido a equipe de melhor nível técnico na partida.

Ao longo do Campeonato Brasileiro, o São Paulo, inevitavelmente, encontrará gramados muito inferiores ao desta quarta-feira. O calendário também será apertado, e a maratona de partidas, eventualmente, começará a afetar os principais jogadores.

Por isso, em um cenário ideal, a maior esperança de Muricy é de que esse esboço de “tiki-taka” (nome dado ao estilo de jogo de posse de bola e passes precisos com o qual a Espanha e o Barcelona se consagraram) são paulino seja fruto, principalmente, do mês de treinamentos na pausa para a Copa e do entrosamento que seus jogadores começam a adquirir.

A resposta só virá com os próximos jogos – começando pelo encontro com a Chapecoense no próximo sábado, no Morumbi. Se o São Paulo voltar a se mostrar irregular, Muricy, ao menos, em breve, terá Kaká, além de Pato e Luis Fabiano, como alternativas para encontrar seu time ideal.