Topo

Novo zagueiro titular do Flu sofre com falhas em estreia, mas recebe apoio

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/07/2014 06h00

Contratado antes da Copa do Mundo pelo Fluminense, o zagueiro Henrique chegou com status de titular ao Tricolor após passar dez anos no Bordeaux-FRA, mas não teve uma estreia animadora na derrota por 3 a 2 para o Criciúma, na noite de quarta-feira (16), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele falhou em dois gols do adversário e ainda 'cometeu' o pênalti inexistente apontado pela arbitragem sobre Paulo Baier no primeiro tempo.

Henrique tomou sem dificuldades a titularidade na zaga do Fluminense nos 40 dias de pausa para a Copa do Mundo, mas sua readaptação ao futebol brasileiro após tantos anos fora passou a preocupar no Tricolor após as falhas na estreia. O técnico Cristóvão Borges, no entanto, defendeu o defensor e o eximiu de culpa pela derrota.

“A adaptação é natural pelo tempo que ficou fora, mas não é justificativa para os gols que tomamos. É normal para ele, mas não tem relação com o fato de termos sofrido gols. Isso foi um conjunto de coisas, como desatenção. É uma equipe que não está acostumada a tomar tantos gols”, lembrou Cristóvão.

Além de ter 'cometido' o pênalti sobre Paulo Baier no primeiro gol, Henrique deixou o meia sozinho para marcar no segundo tento do Criciúma após parar para reclamar de impedimento na jogada. No terceiro gol, a falha foi coletiva: todo o sistema defensivo assistiu Serginho subir sozinho dentro da área tricolor para marcar de cabeça após cruzamento de Baier.

O zagueiro de 31 anos revelado pelo Flamengo chegou ao Fluminense com a missão de dar mais experiência à defesa, uma vez que o jovem Elivélton, de 22 anos, vinha sendo o titular da posição ao lado de Gum. Ele rapidamente assumiu a vaga nos treinos, mas acabou não tendo uma boa estreia.

Os três gols sofridos na estreia de Henrique causam preocupação pelo histórico recente de bons números defensivos sob o comando de Cristóvão Borges. Desde que o técnico assumiu, o time havia sofrido apenas 7 gols em 11 jogos (0,6 por jogo) até o confronto com o Criciúma. O desempenho da defesa nesta quarta foi o pior nas 12 partidas oficiais com o treinador.

Henrique terá a chance de se reabilitar já no próximo domingo (20), uma vez que tudo indica que Cristóvão deve mantê-lo como titular para o duelo com o Santos, às 18h30, no Raulino de Oliveira, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.