Topo

Excesso de desfalques de Santos e Palmeiras ofusca 1º clássico pós-Copa

Ricardo Gareca e Oswaldo de Oliveira se encontram na Vila nesta quinta - Arte/UOL
Ricardo Gareca e Oswaldo de Oliveira se encontram na Vila nesta quinta Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo e em Santos

17/07/2014 06h01

Santos e Palmeiras entram na Vila Belmiro a partir das 19h30 desta quinta-feira com um grande problema em comum: desfalques. A partida que reabre o Brasileirão para os dois vale pela 10ª rodada e serve de parâmetro para medir o que foi feito pelos treinadores durante a pausa para a disputa da Copa do Mundo.

A grande diferença entre eles é a forma que ambos encerraram a participação no Nacional antes do Mundial. O Palmeiras vem em declínio após um bom início de trabalho do auxiliar Alberto Valentim, que substituiu Gilson Kleina, enquanto que o time da Baixada Santista vinha em ascensão, com duas vitórias consecutivas. 

Oswaldo Oliveira não contará, mais uma vez, com Leandro Damião. A baixa tem sido tão constante que nem chega a alterar o esquema do técnico. A lista ainda tem os volantes Alan Santos e Renato, os zagueiros Edu Dracena, Gustavo Henrique e Jubal, o lateral Cicinho e atacante Thiago Ribeiro.

Souza, volante que começou no Palmeiras e chegou do Cruzeiro, ficará no banco de reservas. O time tem uma estreia confirmada. Victor Ferraz, contratado do Coritiba, defenderá as cores do Santos pela primeira vez.

"Por ser um clássico, aumenta o frio na barriga, né? A estreia em qualquer clube é bem difícil. Até chegar a hora bate o nervosismo, mas depois acalma. Feliz com a oportunidade. Dentro de casa, com apoio do torcedor, vou poder mostrar meu trabalho e o que vim fazer aqui", disse.

Já os visitantes, por sua vez, tentarão superar os problemas da falta de jogadores com a estreia de Ricardo Gareca. Na sua entrevista pré-jogo, o argentino afirmou que não pode se preocupar com quem não pode escalar. Por isso, durante a semana fez diversos trabalhos e parava o treino a todo o momento. A atenção com o esquema tático tem sido o seu ponto de destaque desde a chegada.

As baixas serão as de Lúcio e Henrique, suspensos, Pablo Mouche, ainda sem condicionamento físico, Bernardo, que teve fracasso na negociação pela sua saída, Marquinhos Gabriel, liberado para tentar fechar a sua transferência, Juninho, afastado após pedir para sair, Fernando Prass, ainda se recuperando de operação, e Valdivia, que terá sua saída confirmada em breve.

Para contornar tudo isso, a aposta é em um meio de campo com três volantes e uma dupla de ataque leve à frente, sem um homem de referência. Na defesa, Fernando Tobio fará a sua estreia e tentará mostrar o motivo de ter sido o primeiro pedido de Gareca atendido pela diretoria.

“Como me trouxeram para cá, eu tenho de mostrar a que vim. Muitos jogadores queriam estar aqui. A gente está aqui para ajudar e trazer coisas importantes. Muitos jogadores argentinos queriam estar aqui”, disse o atleta em sua apresentação.

FICHA TÉCNICA

Data: 17/07/2014, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Raphael Claus - SP (ASP-FIFA)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo - SP (ASP-FIFA) e Marcio Luiz Augusto - SP (ESP-2)

SANTOS: Aranha; Victor Ferraz, David Braz, Bruno Uvini, Eugênio Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Geuvânio, Gabriel e Rildo.
Técnico: Oswaldo de Oliveira

PALMEIRAS: Fábio; Wendel, Tobio, Wellington e William Matheus; Renato, Marcelo Oliveira, Wesley e Bruno César; Leandro e Diogo
Técnico: Ricardo Gareca