Topo

Inter aumenta seca como visitante e iguala recorde negativo após 18 anos

Inter de D"Alessandro já soma 13 jogos como visitante no Brasileirão sem vitória. Marca histórica - Reinaldo Canato/UOL
Inter de D'Alessandro já soma 13 jogos como visitante no Brasileirão sem vitória. Marca histórica Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Do UOL, em Porto Alegre

18/07/2014 06h00

A derrota de 2 a 1 para o Corinthians no Itaquerão, em jogo válido pela 10ª rodada do Brasileirão, ampliou o jejum do Internacional. A última vitória do Colorado como visitante no Campeonato Brasileiro aconteceu em 15 de setembro de 2013, diante do Criciúma. Desde então foram 13 partidas seguidas sem triunfo e 305 dias de seca.

O período, portanto, é histórico. A última vez que o Colorado ficou tanto tempo sem vencer fora de seus domínios em jogos válidos pelo Brasileirão foi entre 1994 e 1996. Antes, nos anos de 1990 e 1992 o clube chegou a acumular 12 partidas como visitante sem triunfos.

A maior série começou com três partidas em 1994. Teve outras seis no ano seguinte e terminou em 1996, depois de mais quatro jogos sem vitória, com um placar de 2 a 1 diante do Santos em 29 de setembro.

A diretoria, contudo, não trata o tema como alarmante. O principal antídoto é outro dado estatístico: até o revés em São Paulo, no novo estádio do Corinthians, o time dirigido por Abel Braga ainda não havia perdido como visitante no Brasileirão de 2014.

“A questão de começar a criar premissa para ajustar tese não faz parte da análise da diretoria. Era um adversário extremamente difícil. E perdemos a primeira fora agora”, disse Marcelo Medeiros, vice-presidente de futebol do Internacional.

Desde a vitória sobre o Criciúma o Colorado entrou em campo sem ter o mando outras 13 vezes. Com seis empates e sete derrotas. Neste Campeonato Brasileiro chegou a ter a vantagem de dois gols diante do Botafogo, no Maracanã, mas acabou cedendo o escore.

Daquele time que ganhou no interior de Santa Catarina, cinco jogadores já nem estão mais no Beira-Rio: Gabriel, Kleber, Airton, Josimar e Leandro Damião. Além do técnico Dunga, demitido após uma sequência de resultados ruins e substituído por Clemer até dezembro.

Vale lembrar que em outras competições o Inter já ganhou fora de casa desde então. No Campeonato Gaúcho venceu o Grêmio na Arena, por 2 a 1, na partida de ida da final. E na Copa do Brasil goleou o Remo por 6 a 1, no Mangueirão.

A próxima partida do Internacional fora de casa será contra o Bahia, em 27 de julho. Se não vencer novamente, o time comandado por Abel Braga vai se isolar de vez no topo da lista de maiores jejuns. Antes, porém, o Colorado recebe o Flamengo no Beira-Rio – em partida da 11ª rodada.