Topo

Walter segue sem entrar em forma no Flu. E ainda parou de fazer gols

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/07/2014 06h00

Após chegar ao Fluminense com a promessa de entrar em forma, o atacante Walter chegou a perder mais de 15kg, mas ainda está longe do peso ideal. Para piorar, o jogador ainda vê o jovem Matheus Carvalho ganhar espaço enquanto seus gols desaparecem: o gordinho vai completar dois meses sem balançar as redes. Os dois últimos gols dele foram marcados na goleada por 5 a 2 sobre o São Paulo, no Maracanã, no dia 21 de maio.

Walter perdeu muito peso nos primeiros dias de Fluminense, principalmente nos dois meses iniciais. Depois, porém, deixou de evoluir com a mesma intensidade e ainda mostra estar bastante acima da forma ideal. Nem mesmo os 40 dias de intertemporada foram suficientes para uma mudança drástica na situação.

Pelo contrário: além de continuar acima do peso, Walter viu seu rendimento em campo cair bastante nos últimos jogos. Ele já está há cinco partidas (Bahia, Atlético-MG, Internacional e Itália) sem balançar as redes adversárias.

A queda do aproveitamento nos últimos jogos e no período de treinos do Fluminense provocou uma situação inesperada no começo da pausa para a Copa do Mundo, quando ele teria chance de aproveitar a ausência de Fred.

"Fiquei duas semanas sem treinar com o time, mas não deixei de treinar. Perdi um ou dois treinos no máximo. O Cristóvão falou que o Matheus precisava entrar para mexer mais. O time cresceu e quase empatou. Senti um pouco. Não participei dos amistosos e fiquei sem ritmo de jogo. Mesmo assim tentei dar meu melhor no primeiro tempo. O resultado não foi bom, mas, paciência. Domingo teremos uma partida importante contra o Santos", explicou Walter no desembarque do Tricolor.

Porém, o fato é que o jogador chegou a perder espaço para o jovem Matheus Carvalho, de 22 anos, sendo, inclusive, substituído no intervalo da derrota por 3 a 2 para o Criciúma, na última quarta (16).

“A atuação dele [Walter] foi normal, dentro do que esperamos. A mudança foi para tirar a referência. A necessidade de movimentação era grande. Ele estava muito preso na marcação. Por isso, a troca”, explicou Cristóvão Borges. Na ocasião, Matheus Carvalho marcou o segundo gol tricolor na partida.

A tendência, no momento, é que Walter fique mesmo restrito ao banco de reservas a partir da semana que vem, quando Fred retorna ao elenco após folga de dez dias. Além disso, o gordinho terá que manter o status de reserva imediato com a concorrência cada vez maior de Matheus Carvalho, que tem mostrado bom futebol em treinos.

Antes do retorno de Fred, marcado para a próxima quinta (24), porém, Walter deve ter mais uma chance como titular no domingo (20), contra o Santos, em Volta Redonda, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.