Topo

Atlético-MG prioriza Recopa e usa 'mistão' contra Bahia em apuros

Do UOL, em Belo Horizonte

19/07/2014 06h00

O Atlético-MG volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro depois de mais de um mês parado para a Copa do Mundo, neste sábado, contra o Bahia, no Independência, às 18h30, com o foco dividido. O pensamento dos jogadores e da comissão técnica está todo para o duelo de volta da final da Recopa, na próxima quarta-feira, contra o Lanús, no Mineirão.

O alvinegro mineiro não jogou pelo Brasileirão no meio da semana. O jogo contra a Chapecoense, que aconteceria na quarta-feira, foi adiado, já que o Atlético entrou em campo na Argentina, pela decisão da Recopa, e venceu o Lanús, atual campeão da Copa Sul-Americana, por 1 a 0, dando grande passo para ficar com o título do torneio continental.

Com um jogo a menos em relação ao adversário e mesmo deixando o Brasileirão em segundo plano, o Atlético quer vencer diante do seu torcedor para reaproximar do G4. A equipe está em 11º lugar, com 14 pontos e em caso de triunfo, ganhará moral e, principalmente, posições importantes na tabela de classificação. Um dos objetivos da equipe para a temporada é brigar pelo título nacional.

O Bahia, por sua vez, vive situação bem pior do que o time mineiro na competição e não teve a retomada desejada no torneio. A equipe foi derrotada pelo São Paulo, por 2 a 0, na quarta-feira, dentro de casa e se aproximou ainda mais da zona de rebaixamento. O tricolor baiano soma oito pontos, um a mais que os quatro últimos colocados, Figueirense, Coritiba, Vitória e Flamengo.

Para se recuperar no Brasileirão, a equipe de Salvador terá uma tarefa ingrata. Precisará quebrar um tabu de 12 anos sem vencer o Atlético. A última aconteceu apenas em 2002, por 5 a 3, na Fonte Nova. Depois desta partida, foram oito encontros entre os rivais, quatro vitórias atleticanas e quatro empates.

A comissão técnica do Atlético não esconde que a meta é evitar desgaste ainda maior dos jogadores, que tiveram apenas um dia de treino preparatório para enfrentar o Bahia. O pensamento é conquistar o inédito título da Recopa.

Até por isso, Levir Culpi decidiu mandar o Atlético com um time bastante modificado e misto. Atletas importantes como Diego Tardelli, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho serão poupados e não ficarão sequer no banco de reservas neste sábado. O comandante possui ainda outras duas baixas, Emerson Conceição e Pierre, que estão suspensos.

Apesar do pouco tempo que separou a partida contra o time argentino e o duelo deste sábado, na volta do Brasileirão, o principal assunto do dia a dia atleticano foi o atual momento de Ronaldinho Gaúcho. Poupado contra o Bahia, o jogador jogou por apenas 45 minutos na Recopa e foi substituído no intervalo do duelo. Levir Culpi não esconde insatisfação com o rendimento do craque.

ATLÉTICO-MG X BAHIA
 
Data: 19/07/2014 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Vicente Romano Neto (ES)
 
Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Alex Silva; Josué, Eduardo, Maicosuel e Guilherme; Dátolo e Jô
Técnico: Levir Culpi
 
Bahia
Marcelo Lomba; Roniery, Adailton (Demerson), Titi e Guilherme Santos; Fahel, Pittoni  e Léo Gago; Rhayner, Henrique e Emanuel Bianchucchi
Técnico: Marquinhos Santos