Topo

Giuliano marca, Grêmio encerra jejum contra o Figueirense e dorme no G-4

Do UOL, em Porto Alegre

19/07/2014 20h23

A seca de gols do Grêmio foi encerrada por Giuliano. Em seu segundo jogo pelo time gaúcho, o meia garantiu a vitória do tricolor por 1 a 0 diante do Figueirense neste sábado, em Florianópolis. A vitória no estádio Orlando Scarpelli faz os comandados de Enderson Moreira dormirem no G-4, até o complemento da 11ª rodada do Brasileirão, no domingo.

O resultado, construído sem uma atuação brilhante, também acaba com a série de quatro partidas sem vitória do Grêmio. Depois de perder para o São Paulo e empatar com Sport, Palmeiras e Goiás, o time gaúcho marcou cedo – logo aos 3 minutos do primeiro tempo, e terminou com os 373 minutos sem gols.

A vitória empurra o Grêmio para perto da ponta da tabela, com 19 pontos. Mesmo número do São Paulo, que perdeu para a Chapecoense em casa, e também do Corinthians, que visita o Vitória neste domingo. O Figueirense, por sua vez, segue com 7 pontos e na zona do rebaixamento. Com o renascimento barrado poucos dias após vencer o Coritiba.

O Grêmio começou o jogo com muita vontade e a prova disso foi o tempo da primeira finalização. Alán Ruiz arriscou de dentro da área com 27 segundos. A fome de ataque, a gana pelos arremates, era um claro reflexo do jejum de quatro partidas sem gols. Um incômodo que precisava terminar logo para não aumentar a ansiedade. A busca acabou aos três minutos.

Foi quando Alán Ruiz serviu Giuliano e o meia dominou, olhou para o gol e bateu fora do alcance de Tiago Volpi. O primeiro gol do camisa 88 pelo Grêmio também foi o ponto final na seca de bolas na rede que vinha minando o time.

Só que a vantagem não tornou o time de Enderson Moreira o dono do confronto. O Figueirense tentava, fazia força para chegar ao ataque, mas errava sempre na hora de acabar a jogada. O Grêmio se segurava com Saimon – outra vez improvisado como lateral, bem na marcação e um setor defensivo sóbrio. Sem sustos.

No segundo tempo o Figueirense tentou se soltar mais para o ataque, colocou Everaldo – emprestado pelo Grêmio, mas não conseguiu melhorar. Alán Ruiz seguiu sendo o principal jogador do time gaúcho e aos 15 minutos foi chutado por Thiago Heleno no chão. O zagueiro da equipe catarinense levou cartão vermelho direto e piorou a situação para os donos da casa.

Lucas Coelho, que entrou na vaga de Barcos antes da metade da etapa final, chutou colocado e mandou para fora a melhor chance de ampliar o escore. A saída do Figueirense foi se fechar e esperar por uma bola parada ou falha do Grêmio. Algo que não aconteceu e, por consequência, não mudou o resultado.

Na próxima rodada o Grêmio recebe o Coritiba, na Arena. O Figueirense vai até Belo Horizonte e encara o Cruzeiro, no Mineirão. Ambos os jogos no domingo, 27 de julho, às 16h.

FIGUEIRENSE 0 X 1 GRÊMIO

Figueirense
Tiago Volpi; Luan, Nirley, Thiago Heleno e Cereceda; Paulo Roberto, Dener (Nem), Kleber e Léo Lisboa (Everaldo); Pablo e Ricardo Bueno (Clayton)
Técnico: Guto Ferreira

Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Geromel e Saimon; Riveros, Ramiro (Zé Roberto), Luan (Dudu), Giuliano e Alán Ruiz; Barcos (Lucas Coelho)
Técnico: Enderson Moreira

Data: 19/07/2014
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Público: 6.754
Renda: R$ 191.310,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ)
Cartões amarelos: Nirley (FIG); Saimon, Dudu, Marcelo Grohe e Alán Ruiz (GRE)
Cartão vermelho: Thiago Heleno (FIG)
Gols: Giuliano, aos 3 minutos do primeiro tempo.