Topo

Grêmio tenta encerrar jejum do ataque contra 'ressuscitado' Figueirense

Barcos foi vaiado na Arena, mas segue como titular. Grêmio não marca gols a quatro jogos - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Barcos foi vaiado na Arena, mas segue como titular. Grêmio não marca gols a quatro jogos Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

19/07/2014 06h00

A luta do Grêmio pelo reencontro com os gols terá um novo capítulo neste sábado, às 18h30min, no Orlando Scarpelli. Diante de um Figueirense que ressuscitou após a vitória em cima do Coritiba, Barcos e companhia tentarão balançar as redes após quatro partidas em jejum. O confronto válido pela 11ª rodada do Brasileirão também poderá diminuir a pressão sobre o trabalho de Enderson Moreira.

O treinador do Grêmio vem sofrendo críticas e um novo revés pode aumentar a cobrança por uma mudança no comando técnico. A demissão, que foi ventilada após a queda na Libertadores, ainda é uma alternativa pouco ventilada no momento. Mas a falta de gols – que já existia antes do recesso para a Copa, está minando a permanência do técnico.

“O problema não está nos atacantes ou meias. Somos 11 e todos tem sua parcela de culpa. Aqui existe um grupo e a culpa é de todo mundo, até da comissão técnica. Falta uma gota de sorte”, disse o meia Alán Ruiz.

Já são 370 minutos sem gols. A última bola na rede foi contra o Botafogo, aos 36 minutos do segundo tempo. Maxi Rodríguez saiu do banco e garantiu a vitória por 2 a 1. Depois o Grêmio perdeu para o São Paulo e enfileirou três empates com escore fechado: diante de Sport Recife, Palmeiras e Goiás, mais recentemente.

“Futebol não é uma ciência exata. Falei no vestiário e repito aqui: algumas vezes não vamos jogar tão bem e vamos vencer. Desta vez criamos chances e faltou a bola entrar. Talvez por uma ansiedade no último passe, na definição”, se defendeu Enderson Moreira.

No Figueirense o clima é inverso. Mesmo estando bem mais embaixo na tabela de classificação, time dirigido por Guto Ferreira vem de vitória. Um triunfo como visitante, 2 a 0 diante do Coritiba, que rendeu uma pequena subida. E nova injeção de ânimo.

“Para uma equipe grande como o Grêmio é sempre alarmante não vencer, mas eles pegaram adversários difíceis e que respeitaram ao máximo os jogadores e a tradição. Nós vamos tentar isto e também tentar valer o nosso mando de campo”, comentou o agora meia Kleber, ex-Santos e Inter. "A vitória pode nos dar mais tranquilidade, pode significar uma retomada", sintetizou Guto Ferreira.

FIGUEIRENSE X GRÊMIO

Data: 19/07/2014 (sábado)
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Horário: às 18h30min (horário de Brasília)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ)

FIGUEIRENSE
iago Volpi; Luan, Nirley (Marquinhos), Thiago Heleno e Guilherme Lazaroni; Dener, Paulo Roberto, Léo Lisboa e Kleber; Ricardo Bueno e Pablo
Técnico: Guto Ferreira

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Geromel e Saimon; Riveros, Ramiro, Luan, Giuliano e Alán Ruiz; Barcos
Técnico: Enderson Moreira