Topo

Fluminense e Walter recebem Santos por fim de jejuns e volta ao G4

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/07/2014 06h00

O Fluminense e seu atacante Walter recebem o Santos às 18h30 deste domingo com dois jejuns a serem quebrados no jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O jogador não marca há dois meses, quando marcou duas vezes na goleada por 5 a 2 sobre o São Paulo no dia 21 de maio. Já o time das Laranjeiras não vence desde o dia 24 de maio, quando bateu o Bahia por 1 a 0.

Neste período, o Fluminense entrou em campo para cinco partidas, todas elas com Walter como titular. O desempenho nas quatro últimas rodadas do Campeonato Brasileiro foi abaixo do projetado: duas derrotas (Criciúma e Atlético-MG), um empate com o Internacional e apenas uma vitória sobre o Bahia. Além disso, o time perdeu por 5 a 3 amistoso contra a seleção italiana reserva, antes da Copa do Mundo.

Após voltar com uma derrota por 3 a 2 da pausa para a Copa do Mundo na última quarta-feira (16), contra o Criciúma, o Fluminense precisa vencer o Santos em Volta Redonda para evitar uma queda importante na tabela, uma vez que a equipe está na 6ª posição, mas com os mesmos 16 pontos do 10º colocado, o Goiás. O time precisa de uma vitória para retornar ao grupo dos quatro primeiros colocados na competição.

Além disso, um novo tropeço pode deixar o Tricolor longe demais do líder Cruzeiro, que já tem 22 pontos. Mesmo com muitas rodadas ainda pela frente, uma desvantagem de 9 pontos – em caso de vitória dos mineiros e derrota do Tricolor – deixaria o Fluminense em situação delicada na luta pelo título.

Enquanto isso, o atacante Walter tenta impedir que o jovem Matheus Carvalho tome ainda mais espaço no ataque tricolor. O gordinho vem de atuações apagadas e já viu o garoto marcar dois gols em dois jogos (Itália e Criciúma), além de conquistar a confiança do técnico Cristóvão Borges.

A única dúvida de Cristóvão é o substituto do lateral-esquerdo Carlinhos, suspenso com o terceiro cartão amarelo. Fred, por sua vez, segue de fora e só volta a treinar com a equipe na próxima quinta-feira (24), após descanso concedido pela diretoria e comissão técnica do Fluminense.

Sem Damião, Santos coleciona desfalques

O técnico Oswaldo de Oliveira segue com muitos desfalques para escalar o Santos no Campeonato Brasileiro. Ainda sem Leandro Damião, que se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo, o treinador ainda não conta com Renato, Edu Dracena, Gustavo Henrique, Jubal e Thiago Ribeiro, todos lesionados.

Por outro lado, Oswaldo terá o retorno do lateral direito Cicinho após cumprir suspensão contra o Palmeiras no meio de semana. Ele ocupará a vaga de Victor Ferraz na equipe titular escalada pelo treinador santista na quinta.

Para compensar a ausência de Damião, Oswaldo aposta no novo quarteto ofensivo utilizado na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras. Atuando juntos, Lucas Lima, Geuvânio, Gabriel Barbosa e Rildo venceram todos os jogos-treino da intertemporada santista. O desempenho agradou o treinador, que manterá a formação neste domingo.

FLUMINENSE X SANTOS

Data e horário: 20/07/2014 (domingo), às 18h30h (horário de Brasília)
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (Rio de Janeiro)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Transmissão da TV: PFC

FLUMINENSE
Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Henrique e Chiquinho; Cícero, Jean, Wagner e Conca; Rafael Sóbis e Walter
Técnico: Cristóvão Borges

SANTOS
Aranha, Cicinho, David Braz, Bruno Uvini e Eugenio Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Rildo, Geuvânio e Gabriel 
Técnico: Oswaldo de Oliveira