Topo

Ricardo Goulart vira referência ofensiva do Cruzeiro contra Palmeiras

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

20/07/2014 06h18

Artilheiro do Brasileirão com seis gols, o meia-atacante Ricardo Goulart é uma das armas do Cruzeiro, que aposta na força ofensiva para superar o Palmeiras, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, pela 11ª rodada. O ataque celeste tem média superior a dois gols por jogo e é o mais positivo da competição, balançando das redes 21 vezes em dez partidas.

Contratado no ano passado, Goulart atravessa o melhor momento da carreira e é o artilheiro do Cruzeiro na temporada com 15 gols. No Brasileirão o jogador também tem sido decisivo, com seis gols em sete partidas disputadas. Tanto que sempre que ele deixou a sua marca o time saiu vencedor.

O bom momento é refletido nos números, já que o meia marcou 10 gols nos últimos 11 jogos, média de quase um tento por partida, de fazer inveja a grandes centroavantes da história do clube celeste. “É uma média muito boa, difícil de manter, mas espero conseguir”, disse Ricardo Goulart ao UOL Esporte.

Ele atribuiu a melhora individual ao crescimento da equipe. “O principal é que todo o time melhorou, e isso é bom para todos. Na Libertadores, também consegui ir bem, fazer gols, mas infelizmente não avançamos. Agora, temos de pensar no Brasileiro e na Copa do Brasil. São competições que temos condições de conquistar”, afirmou.

Ricardo Goulart já havia se destacado no Brasileirão de 2013 pelo Cruzeiro depois da saída de Diego Souza, mas agora tem assumido o posto de principal jogador da equipe na temporada e o mais decisivo. Com 15 gols e cinco assistências em 31 jogos disputados, ele foi o atleta que teve maior participação nos gols da equipe.

O meia-atacante acredita que a titularidade e a confiança do treinador foram fundamentais para o bom momento. “Ganhei a posição de titular e este ano comecei no time, o que foi importante e me ajudou. Acredito que esta seja a grande diferença, pois tive uma sequência, joguei mais, quase sempre como titular, e isso foi decisivo para esta boa fase”, comentou.

O técnico Marcelo Oliveira destacou o momento do jogador. “O Goulart vem atuando de forma espetacular. É um jogador forte, recompõe e tem uma chegada na área muito interessante, por isso está fazendo muitos gols. Acho que desde que chegou ao Cruzeiro é o melhor momento do Goulart, espero que ele dê sequência a isso, porque é um jogador que nos ajuda muito”, ressaltou.

Em alta com o comandante, o meia tem tido confiança de arriscar até do meio de campo e fazer um golaço que nem Pelé fez, como ocorreu diante do Chivas, do México, na vitória celeste por 2 a 0. O feito e as boas apresentações constantes geram o reconhecimento do torcedor, que torce pela artilharia do camisa 28. Porém, ele coloca os objetivos pessoais em segundo plano.

“A artilharia é bom, mas o principal objetivo é o título. Ser for campeão e artilheiro, melhor ainda. Acredito que todos são importantes e eu sou também. Somos um time de qualidade, com bons jogadores em todas as posições, entrosados, e com um treinador que conhece bem todo o elenco. Por tudo isso é que temos conseguido bons resultados”, disse o jogador.

Diante do Palmeiras, neste domingo, o meia espera manter o bom momento e voltar balançar a rede para ajudar o Cruzeiro seguir isolado na liderança. Dependendo da combinação de resultados, o time celeste pode abrir até seis pontos de vantagem caso vença o rival. Por outro lado, pode ver os rivais encostarem em caso de tropeço, o que os mineiros querem evitar.

“Jogar contra o Palmeiras, ainda mais no Pacaembu, é sempre difícil. Independentemente do momento deles, é um grande clube e com jogadores de qualidade. Apesar disso, queremos a vitória e vamos em busca dela. Sabemos do nosso potencial e podemos fazer um jogo de igual para igual. Queremos manter a liderança”, destacou Goulart.