Topo

Torcida do Inter faz romaria por Fernandão e viúva se emociona no Beira-Rio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/07/2014 15h53

As homenagens a Fernandão começaram cedo no Beira-Rio, neste domingo, quando o Internacional enfrenta o Flamengo pela 11ª rodada do Brasileirão. Um grupo de torcedores fez uma romaria do centro de Porto Alegre até o estádio, com faixas em tributo ao ex-capitão, morto em um acidente de helicóptero no começo de junho. O carinho e a mobilização do público emocionou a família do ídolo.

Fernanda Costa e os filhos Enzo e Eloá, deu uma entrevista coletiva no Beira-Rio e conseguiu conter as lágrimas no começo. Em uma carta, agradeceu aos sinais de carinho da torcida não só após o acidente aéreo que vitimou Fernandão, mas também durante a trajetória do antigo camisa 9 pelo clube.

“Sempre soube que ele era muito querido aqui, ele também sabia. Mas nunca imaginei que fosse assim. esperava que fossem fazer alguma coisa, mas não tão grande. Vocês tiveram a oportunidade de conhecer bem o Fernando e ele sempre falava do Inter, da torcida e da cidade”, disse Fernanda.

A serenidade presente durante a manifestação e os questionamentos ruiu minutos depois. Ao encontrar o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, Fernanda Costa chorou. O dirigente era amigo íntimo do casal, chegou a ter um restaurante em sociedade com Fernandão em Porto Alegre.

“Se eu pudesse voltar no tempo, traria o Fernando para cá. Mas na hora eu só pensei na mãe e no pai dele. E estava demorando muito, não queria demorar muito mais também. Mas agora eu traria ele”, comentou.

Já no campo, o sistema de som executou a música em alusão ao ex-jogador. E o telão exibiu o primeiro gol de Fernandão pelo Internacional, em um Gre-Nal de 2004. Pouco depois, uma imagem do antigo camisa 9 beijando a taça do Mundial de Clubes estampou a tela. O time do Colorado entrou no gramado com uma camisa branca - mesma cor usada contra o Barcelona em 2006, e a dupla Alex e Índio abraçou Fernanda Costa.

"Uh, Fernandão! Uh, Fernandão! Uh, Fernandão!", gritou o Beira-Rio em um misto de saudade e êxtase pela lembrança do ídolo.