Topo

'Baixinho' Manoel reforça jogo aéreo celeste, que é trunfo neste Brasileiro

Do UOL, em Belo Horizonte

21/07/2014 18h57

Líder do Campeonato Brasileiro com 25 pontos, o Cruzeiro também possui o melhor ataque da competição com 23 gols. E o caminho mais utilizado para chegar as redes adversárias é pelo alto. Tanto que mais da metade dos gols surgiram através do jogo aéreo, que ganhou o reforço do zagueiro Manoel.

Na vitória de 2 a 1 sobre o Palmeiras, o zagueiro mostrou bom potencial na bola aérea ofensiva e marcou o segundo gol dos mineiros após cobrança de falta de Marquinhos. “Já tinha feito o gol nos Estados Unidos e agora o primeiro gol pelo Brasileiro”, disse o zagueiro.

O primeiro gol de Manoel, lembrado por ele, foi no amistoso contra o Miami Dade, quando também utilizou a cabeça para balançar a rede. Embora tenha acabado de chegar, ele já identifica o jogo aéreo como uma das principais jogadas da equipe. “O Cruzeiro tem vários pontos fortes e um deles é a bola parada”, comentou.

Dos 23 gols do líder, 12 saíram em bolas alçadas na área, sendo nove deles oriundos de cobranças de faltas ou escanteios. Foram nove conclusões certeiras de cabeça – três de Ricardo Goulart, três de Marcelo Moreno, duas de Nilton e uma de Manoel – outras duas com o pé, de Ricardo Goulart, e um gol contra de Alemão, do Vitória.

Zagueiro mais baixo do elenco com 1,81m, Manoel já provou que tem bom tempo de bola e pode ser uma das armas para o Cruzeiro continuar sobrando pelo alto. “Sempre foi um ponto forte meu chegar na área com qualidade”, comentou o zagueiro.

Manoel foi o primeiro zagueiro do Cruzeiro a marcar golo no atual Brasileirão, mas os companheiros da defesa também já mostraram que são eficientes no jogo aéreo. Bruno Rodrigo, que se recupera de cirurgia no pé esquerdo, já fez seis gols na temporada e todos de cabeça. Dedé e Léo fizeram dois gols cada um, também usando a cabeça, mas em jogos válidos por outras competições.