Topo

Oswaldo diz que excesso de jogos na quinta prejudica Santos e força rodízio

Oswaldo reclama indiretamente das tabelas do Brasileirão e da Copa do Brasil - Rodrigo Capote/UOL
Oswaldo reclama indiretamente das tabelas do Brasileirão e da Copa do Brasil Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

21/07/2014 19h13

Após a derrota do Santos diante do Fluminense por 1 a 0, em Volta Redonda, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Oswaldo de Oliveira fez criticas indiretas sobre as tabelas do Brasileirão e da Copa do Brasil. Isso porque o treinador reclamou que, nos jogos de meio de semana, sua equipe joga mais as quintas do que as quartas-feiras, comparado aos concorrentes.

Oswaldo acredita que o Santos entra em desvantagem no final de semana, pois seus adversários jogam na quarta e ficam com um dia a mais para descansar. O treinador, inclusive, ressaltou que foi obrigado a substituir a dupla de ataque no jogo contra o Fluminense por causa de desgaste físico.

“Rildo e Geuvânio se expõem demais e correram muito contra o Palmeiras. Depois do clássico eles não tiveram tempo suficiente de recuperação. Tivemos um dia a menos em relação ao Fluminense, que jogou na quarta-feira. O Santos tem jogado quase sempre às quintas, e isso não é benéfico e sistematicamente enfrenta alguém que jogou no sábado ou na quarta. Então estamos sempre em desvantagem. A previsão é que esses dois jogadores não terminassem o jogo. A entrada do Stefano Yuri no lugar do Gabriel foi para termos alguém descansado e ganharmos uma alternativa na bola alta”, afirmou Oswaldo.

Analisando o retrospecto, sem somar o Campeonato Paulista, competição pela qual o Santos também jogou bastante as quintas, Oswaldo de Oliveira parece ter razão.  

O Santos teve uma sequência de jogos as quintas-feiras entre maio e junho, além de começar julho com mais dois jogos na quinta. A sexta, oitava e décima rodada do Brasileirão, contra Goiás, Bahia e Palmeiras, respectivamente, o time da Vila Belmiro não teve a oportunidade de atuar na quarta-feira.

Nesse período, a equipe santista ainda jogou as quintas-feiras os dois jogos da 2ª fase da Copa do Brasil, contra o Princesa do Solimões. Se não bastasse, os jogos de ida e volta das oitavas de final da mesma competição, diante do Londrina, também ocorrem as quintas, nos dias 31 de julho e 14 de agosto.

 Apesar das reclamações, Oswaldo aprovou a atuação do Santos nos dois jogos após a Copa do Mundo, diante de Palmeiras e Fluminense. Apesar de perder para o time carioca, a equipe santista venceu o clássico no meio de semana. Agora, o alvinegro praiano volta a campo no sábado, quando encara a Chapecoense, na Vila Belmiro.