Topo

Flu esquece fraqueza defensiva e exalta invencibilidade. Por 1 jogo

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/07/2014 06h04

A defesa do Fluminense teve trabalho em jogo contra o Santos, mas se saiu bem na vitória por 1 a 0 em Volta Redonda. Foi apenas um jogo, mas o Tricolor comemorou a invencibilidade da dupla de defesa formada por Gum e Henrique. A nova dupla de zagueiros começa a ganhar entrosamento e dá ao técnico Cristóvão Borges a esperança de encerrar a fraqueza demonstrada pelo setor no Campeonato Brasileiro.

Terceiro colocado do torneio, com 19 pontos, o Fluminense 11 gols em 11 rodadas disputadas. O clube já usou seis formações para a dupla de zaga nesta temporada e planeja dar fim aos testes – e as dúvidas – com a entrada de Henrique, que estava no futebol francês.

A primeira impressão da parceria Gum-Henrique não foi boa. Com a defesa comandada pela dupla, o Fluminense levou três gols e foi derrotado pelo Criciúma. No último domingo, porém, os zagueiros foram bem e conseguiram travar os atacantes do Santos. No fim, vitória por 1 a 0, apesar do sufoco.

Ainda em adaptação ao novo clube e ao novo companheiro de zaga, Henrique ressalta que o esquema do Fluminense dá mais trabalho à defesa. “O Fluminense joga no risco. O time tem que estar bem postado para evitar. Uma hora ou outra o atacante pode escapar, temos de estar atentos para fazer uma falta. O Fluminense é um time que tem muita qualidade para suprir essa ausência do cão de guarda”, afirmou.

O fato de ainda estar se acostumando a jogador ao lado de Gum, de acordo com Henrique, é minimizado com muito diálogo. “Vamos na base da conversa, o Gum fala muito. Vamos correr riscos pela forma como o time joga, mas temos tudo para fazer um grande campeonato”, ressaltou o camisa 21.

O técnico Cristóvão Borges admite que a dupla de zaga tricolor teve muito trabalho na partida contra o Santos. No entanto, o comandante ressalta que o sistema defensivo tem que ser menos sobrecarregado, com ajuda fundamental dos jogadores de ataque.

“Jogamos com a proteção de corredor dos dois lados, Wagner e Sobis. Sobis passou dois dias gripado, estava muito debilitado, então não suportou fazer a função, que é desgastante. Kenedy foi colocado para dar mais peso ao ataque, não está acostumado a isso. Foi só nesse jogo. Normalmente não acontece”, explicou Cristóvão.

O próximo desafio da defesa do Fluminense está marcado para as 16h do domingo, contra o Atlético-PR. O clube das Laranjeiras tem jogo fora de casa em confronto direto de integrantes do G-4. O time paranaense tem os mesmos 19 pontos e aparece na quarta colocação, com número de vitórias menor que o Tricolor.