Topo

Cruzeiro mantém hegemonia na ponta do Brasileirão desde 2013

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

23/07/2014 20h03

Atual campeão brasileiro, o Cruzeiro começou a edição de 2014 praticamente do mesmo jeito que terminou a do ano passado e já acumula seis rodadas seguidas na liderança do Brasileirão. Desde a última temporada, o time celeste vem exercendo um predomínio no topo da tabela em relação aos demais concorrentes.

Em 2013, o time foi líder na primeira rodada e voltou a assumir a ponta na nona rodada. Desde então, tem apresentado uma enorme superioridade dos rivais e praticamente tem monopolizado a primeira colocação. Um exemplo disso é que nas últimas 34 rodadas do Brasileirão, o Cruzeiro foi líder em 29.

Se somar as duas edições do Brasileirão, já são 49 rodadas e o Cruzeiro foi líder em 33, o que representa 67% ou dois terços do período dominando a ponta da tabela. O time celeste está garantido na primeira colocação ao menos por mais uma rodada, já que possui cinco pontos de vantagem para o segundo colocado Corinthians.

Um dos segredos para o sucesso do líder é a manutenção do trabalho do técnico Marcelo Oliveira e do elenco campeão brasileiro. Daquele time que levantou o troféu em 2013, apenas jogadores reservas, como Paulão, Leandro Guerreiro, Souza e Luan, deixaram a Toca da Raposa.

O volante Henrique destaca a força do grupo celeste. “A equipe do Cruzeiro, não só os 11, o grupo é muito forte, quem está fora tem condição de jogar, isso faz diferença, torna equipe mais forte, mais aguerrida, e o nível continua o mesmo”, afirmou.

O elenco ganhou reforços pontuais que acabaram conquistando espaço e se tornando peças importantes neste início de campanha que é o melhor da história do clube celeste. Hoje são três caras ‘novas’ no time titular: Marcelo Moreno, Manoel e Marquinhos.

Estão de fora jogadores que tiveram participação importante na conquista do tricampeonato, como Dedé, Bruno Rodrigo, Borges, Nilton, Dagoberto, Júlio Baptista e Willian. Os novatos se impressionam com o banco de peso e a acirrada concorrência.

“Estava até falando com o Manoel que é difícil falar para os outros jogadores, que é um banco de reserva. Realmente é um elenco, e isso é importante para o treinador. Todos os times estudam o estilo de jogo do Cruzeiro e estamos fazendo o melhor para estar no todo campeonato”, ressaltou o recém-contratado Marquinhos.