Topo

Flamengo não sabe o que é G4 do Campeonato Brasileiro há dois anos e meio

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/07/2014 06h00

A lanterna do Flamengo no Campeonato Brasileiro é apenas mais uma consequência das campanhas ruins que se acumulam há duas temporadas no clube. Com a goleada sofrida pelo Internacional por 4 a 0 no último domingo, o Rubro-Negro chegou ao número de 87 rodadas fora do G4, o que equivale a dois anos e meio longe do grupo dos quatro primeiros colocados da competição.

O desempenho é o pior entre os cariocas, contando até mesmo o Vasco, que foi rebaixado em 2013 e nesta temporada disputa a Série B. O Cruzmaltino, por exemplo, alcançou o seleto espaço da Série A pela última vez na 29ª rodada de 2012, no mês de outubro. Já o feito do Flamengo aconteceu em dezembro de 2011, quando terminou o campeonato na quarta colocação.

O Fluminense atualmente é o terceiro e o Botafogo terminou o ano passado classificado para a Copa Libertadores, obtendo a quarta posição.

Diretor-executivo do Rubro-Negro, Felipe Ximenes ressalta o comprometimento do grupo e acredita que o clube sairá desta situação delicada:

“Sinto um elenco totalmente inconformado com a situação do clube. O Flamengo já passou por situações parecidas e isso deve servir de aprendizado para tomarmos as medidas necessárias. Não tenho dúvidas de que sairemos, mas tendo clareza na tomada de decisão”.

Ciente de que o provável quadro até o fim do ano será o de lutar para fugir da degola, o dirigente destacou como quer o elenco encarando os compromissos:

“Temos que conquistar pontos. A cada jogo é um campeonato que o Flamengo tem. O objetivo único e exclusivo é vencer”.

O Rubro-Negro terminou o Campeonato Brasileiro do ano passado na 16ª posição, apenas uma acima da zona do rebaixamento. Em 2012, ficou em 11º.

O próximo jogo do Flamengo é neste domingo, no clássico com o Botafogo, às 18h30, no Maracanã. Até o momento, a equipe acumula sete pontos, tendo uma vitória, quatro empates e seis derrotas.