Topo

Ney não resiste à pressão e é demitido do Fla; Luxa fecha até o fim de 2015

Luiz Gabriel Ribeiro e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/07/2014 13h59

Ney Franco já não é mais o treinador do Flamengo. O profissional não resistiu à pressão pelos resultados ruins no Campeonato Brasileiro e foi demitido pela diretoria rubro-negra nesta quarta-feira, após reunião. Ele não conseguiu vencer nesta segunda passagem pelo clube da Gávea - foram sete partidas à frente do time. A goleada por 4 a 0 para o Internacional, assim como a manutenção do time na lanterna, definiu a queda de Ney Franco.

Vanderlei Luxemburgo assumirá o comando da equipe, a terceira mudança no banco de reservas do clube na temporada. Ele terá contrato até o fim de 2015, e a missão prioritária é tirar a equipe da péssima situação vivida neste Campeonato Brasileiro. Antônio Mello será o preparador físico do time. Luxa também terá parceria do ex-atacante Deivid na comissão técnica. Eles iniciam trabalho já nesta quarta-feira.

"A escola do Vanderlei fala por si. A história dele fala por si a achamos que ele é a pessoa indicada para comandar o Flamengo", afirmou Felipe Ximenes, diretor executivo do Flamengo, ao canal SporTV. "A conversa do Vanderlei passou por todos os aspectos que a diretoria do Flamengo toma em relação a atletas", complementou o cartola.

Mesmo antes da disputa da Copa do Mundo, Ney Franco já recebia pressão de dirigentes do Flamengo. O foco de insatisfação ficou ainda maior após duas derrotas em sequência no retorno do Campeonato Brasileiro após a disputa do Mundial-2014. Atlético-PR e Internacional venceram e não deram chances ao treinador, atacado por diversas correntes na Gávea.

Além de Ney Franco, o preparador-físico Alexandre Lopes e o auxiliar-técnico Éder Bastos também abandonam os seus cargos.

Ney Franco sai do Flamengo questionado pelos erros cometidos, mesmo tendo tempo de trabalho para acertar o time durante a Copa. Esse período foi considerado perdido pelos críticos. A dificuldade em manter uma escalação e um esquema tático também serviu como arma para os insatisfeitos aumentarem a campanha contra.

Luxemburgo é o substituto e apontado como "salvador" dentro do Flamengo. Ele não trabalha desde o final da temporada 2013, quando foi demitido pelo Fluminense por sucessão de maus resultados. Luxa ganha a quarta oportunidade de comandar o Rubro-Negro na carreira.

A primeira missão do novo treinador do Flamengo será no próximo domingo. Na lanterna do Campeonato Brasileiro, com sete pontos, o Rubro-Negro precisa se recuperar na tabela. O desafio é contra o rival Botafogo. O Alvinegro também passa por aperto na parte de baixo da classificação do torneio nacional, com 12 pontos.

Confira a nota oficial do Flamengo sobre a demissão de Ney Franco:

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (23/07), Ney Franco deixou o cargo de treinador do Flamengo, após sete partidas disputadas no Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada em conjunto com o clube. Ney agradeceu a oportunidade de comandar o clube de maior torcida do mundo e disse confiar na recuperação do time. Além dele, o preparador-físico Alexandre Lopes e o auxiliar-técnico Éder Bastos também deixam o clube.

Confira a nota oficial do Flamengo sobre a contratação de Luxemburgo:

O Clube de Regatas do Flamengo acertou, nesta quarta-feira, a contratação de Vanderlei Luxemburgo para o comando do time. O novo treinador assina compromisso até dezembro de 2015 e já terá sua primeira partida no clássico contra o Botafogo, no próximo domingo, no Maracanã. Com Luxemburgo, chegam também o preparador-físico Antônio Mello e o auxiliar-técnico e ex-jogador Deivid