Topo

Luxa vibra com "convocação" do Fla e esquece fase ruim e problema político

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/07/2014 11h54

Vanderlei Luxemburgo deu início à quarta passagem pelo Flamengo na manhã desta quinta-feira, com conversa particular com os jogadores e entrevista coletiva muito concorrida. O treinador adotou discurso otimista e fez questão de esquecer os resultados que levaram o clube à crise: sete pontos conquistados e lanterna do Campeonato Brasileiro. A ligação próxima com a ex-presidente Patricia Amorim também foi minimizada.

O técnico lembrou o período afastado do futebol – o último trabalho foi no Fluminense, onde acabou demitido no final de 2013 – e comemorou a “convocação” feita pela diretoria do Flamengo.

A expectativa de Luxemburgo é liderar a recuperação do time, sem se importar com a sequência ruim do Flamengo até o momento. "Acredito que o Flamengo tem condições de sair por ser o Flamengo. Estou aqui por isso. Não é um título deixar o rebaixamento, mas creio que coisas boas podem acontecer", comentou Luxa, que ignora os problemas enfrentados pelo time nas últimas duas rodadas do Brasileiro.

“Com a experiência que a gente tem, a análise será daqui para a frente. Agora vamos trabalhar daqui para a frente com este grupo. Não gosto de discutir o que ficou para trás, quero discutir daqui para a frente. Os jogadores precisam entender que faltam 27 rodadas”, disse Luxa.

O treinador ressaltou que o tempo afastado do futebol foi importante para estudar mais o futebol, se atualizar com viagens e conversas. “É uma convocação do Flamengo. Profissionalmente, uma oportunidade muito boa. Estava com a família, viajando, conversando com técnicos, pessoas fora do Brasil, trabalhei na Copa como comentarista”, enumerou o comandante rubro-negro.

“Tive algumas propostas, sondagens, mas achei melhor esperar, dar um tempo para a família. Agora chegou a hora de colocar o mercado e aí veio o Flamengo”, complementou.

Apesar do discurso adotado pontuado por otimismo, Luxemburgo admitiu que a fase do Flamengo inspira cuidados. "Início da competição e, no Brasil, temos 12 grandes clubes mais oito clubes que até já ganharam o Campeonato Brasileiro. É uma competição muito difícil. É um momento delicado, mas que temos que começar a alavancar, objetivando coisas diferentes. A força do Flamengo é positiva e negativa. Tenho que criar essa expectativa boa e trabalhar. É o comprometimento de todos. Nós que estamos agora no Flamengo precisamos ter um comprometimento e sacrifício maior", pediu o treinador.

Com contrato até o final da temporada 2015, Luxemburgo destaca ter tempo para desenvolver o seu já conhecido projeto. "Tenho um contrato até o final do ano que vem, posso desenvolver um trabalho, um planejamento", ressaltou.

Problema político é driblado

Vanderlei Luxemburgo chegou ao Flamengo aparando as arestas com a diretoria. Cabo eleitoral da ex-presidente Patricia Amorim na última eleição, o novo técnico fez questão de dar apoio total ao mandatário Eduardo Bandeira de Mello para a condução do clube.

"Votei na Patricia e não me arrependo. Mas sou profissional. Estão fazendo uma boa administração e não tenho como não trabalhar com eles. Já fui 100% Patricia, que é minha amiga. Porém, hoje sou 100% Bandeira", afirmou.

Com sete pontos, o Flamengo é lanterna do Campeonato Brasileiro. A primeira missão do novo treinador no comando do time será um clássico. No Maracanã, no próximo domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Botafogo. O Alvinegro também passa por aperto na parte de baixo da classificação do torneio nacional, com 12 pontos.

LUXA SE DIZ FECHADO COM DIRETORIA DO FLA: 'SOU 100% BANDEIRA'