Topo

Santos se sente prejudicado e envia 'dossiê' a CBF contra jogos de quinta

Oswaldo de Oliveira e diretoria do Santos acreditam que estão sendo prejudicados na tabela - Divulgação/Santos FC
Oswaldo de Oliveira e diretoria do Santos acreditam que estão sendo prejudicados na tabela Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

24/07/2014 06h00

A diretoria do Santos aceitou as reclamações do técnico Oswaldo de Oliveira em relação ao excesso de jogos de quintas-feiras de sua equipe e preparou uma espécie de dossiê. O documento foi enviado a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a intenção de convencer a entidade máxima do futebol brasileiro a não escalar mais o clube paulista na rodada de quinta.

O dossiê do Santos prova que, nos jogos de meio de semana, sua equipe joga mais as quintas do que as quartas-feiras, comparado aos concorrentes. Comissão técnica e diretoria santista acreditam que seu time entra em desvantagem no final de semana, pois seus adversários jogam na quarta e ficam com um dia a mais para descansar.

Contra o Fluminense, por exemplo, Oswaldo de Oliveira foi obrigado a substituir a dupla de ataque por causa de desgaste físico. Para os santistas, o time carioca entrou em campo em vantagem no último domingo, pois jogou a partida anterior na quarta-feira.

“Fizemos pelo departamento de fisiologia, com a parte física, me apresentaram um estudo de todos os jogos que aconteceram, e que estão marcados, jogando quinta e domingo, com os nossos adversários jogando sempre na quarta e domingo. Foi o caso do Fluminense, e isso dá uma diferença ao logo do campeonato que é longo, são 38 rodadas”, afirmou o gerente de futebol, Zinho.

“Isso acontece sucessivamente, agora com a Copa do Brasil. Então com esse estudo feito, muito bem pelo departamento, apresentamos para o nosso superintendente, que já havia feito isso. E através do presidente foi entregue a CBF, que foi receptiva a possibilidade de rever isso e alterar alguns jogos, para que não tenha esse desgaste a mais”, completou.

Analisando o retrospecto, sem somar o Campeonato Paulista, competição pela qual o Santos também jogou bastante as quintas, os santistas parecem ter razão.  

O Santos teve uma sequência de jogos as quintas-feiras entre maio e junho, além de começar julho com mais dois jogos na quinta. A sexta, oitava e décima rodada do Brasileirão, contra Goiás, Bahia e Palmeiras, respectivamente, o time da Vila Belmiro não teve a oportunidade de atuar na quarta-feira.

Nesse período, a equipe santista ainda jogou as quintas-feiras os dois jogos da 2ª fase da Copa do Brasil, contra o Princesa do Solimões. Se não bastasse, os jogos de ida e volta das oitavas de final da mesma competição, diante do Londrina, também ocorrem as quintas, nos dias 31 de julho e 14 de agosto.