Topo

Treino de Muricy testa Kaká em todas as posições e indica estreia domingo

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 17h04

Agora só uma reviravolta inesperada impedirá a estreia de Kaká pelo São Paulo no próximo domingo, contra o Goiás, no Serra Dourada. Nesta quinta-feira o técnico Muricy Ramalho realizou um jogo-treino contra a equipe sub-17 do clube e testou Kaká em todas as posições possíveis da equipe. O meia de 32 anos começou pela ponta esquerda, no lugar de Osvaldo, e ainda ocupou a faixa central e a ponta direita em algumas trocas de posições entre ele, Paulo Henrique Ganso, Ademilson e Alan Kardec.

A atividade foi uma experimentação de Muricy – a primeira delas – para entender onde Kaká poderá fazer o time render melhor. Quando começou na ponta esquerda, teve Ganso no centro do meio de campo do 4-2-3-1, Ademilson na ponta direita e Kardec à frente, na área. Depois, inverteu o posicionamento com Ganso e com Ademilson.

As trocas envolveram Kardec também, que chegou a atuar como ponta esquerda. Ademilson foi testado dentro da área.

A tendência, no entanto, é que se preserve a formação inicial, com Kaká pela esquerda e os três outros elementos do setor ofensivo nas respectivas posições que têm ocupado nas últimas partidas. Ademilson demonstrou evolução nas últimas partidas ao saber marcar o lateral adversário quando atuando na ponta direita. Paulo Henrique Ganso, igualmente, não ignora mais o pedido de Muricy Ramalho por entrar mais vezes na área e tentar mais finalizações.

O que ajuda essa formação é o fato de Kaká ter atuado pelo lado esquerdo do ataque em diversos jogos do Milan, na Itália, durante a última temporada. A equipe que era treinada pelo holandês Clarence Seedorf jogou diversas vezes com três volantes – Nigel De Jong, Riccardo Montolivo e Sunley Muntari –, Kaká pela esquerda, Adel Taarabt ou Stephan El Shaarawy na direita, e Mario Balotelli como centroavante.

Além da entrada de Kaká, Muricy Ramalho também modificou o meio de campo e a zaga do time. Tirou Maicon e inseriu Rafael Toloi, de volta após empréstimo à Roma. Com isso, Rodrigo Caio voltou ao meio de campo e formou a dupla de volantes ao lado de Souza, para sustentar a perda de marcação na frente com a saída de Osvaldo.

A diretoria do Orlando Ciry (EUA), clube que empresta Kaká ao São Paulo até o fim do ano, já aceitou que o clube promova a estreia do jogador longe do Morumbi, diferentemente do que havia sido acordado entre as partes ao consumar a transferência.