Topo

Gols e maré de sorte: as armas de Felipe Menezes para emplacar no Palmeiras

Felipe Menezes, do Palmeiras, comemora primeiro gol sobre o Avaí pela Copa do Brasil - CESAR GRECO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Felipe Menezes, do Palmeiras, comemora primeiro gol sobre o Avaí pela Copa do Brasil Imagem: CESAR GRECO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Vanessa Ruiz

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 06h00

A decisão de Ricardo Gareca de escalar reservas para um jogo decisivo de Copa do Brasil assustou uma ala da torcida do Palmeiras. O resultado da ousadia, no entanto, selou a primeira vitória do treinador no comando do time, significou a quebra de uma sequência do time de cinco jogos sem vencer e foi ainda o palco para Felipe Menezes finalmente brilhar num momento conturbado em que pouco se esperava dele.

Com a saída da Valdívia, a função de armador ficou vaga e o meio-campo do time foi ocupado por Mendieta e Bruno César, a quem Felipe Menezes substituiu para marcar os dois gols da vitória do Palmeiras sobre o Avaí por 2 a 0 nesta quarta-feira (23).

“Ontem [quarta-feira] foi uma de nossas melhores apresentações, pelos gols e pela atuação ter sido bem avaliada”, disse o jogador em entrevista ao canal SporTV.

Menezes disse que Gareca não alterou agressivamente o jeito do Palmeiras jogar, mas que está trabalhando para impor seu estilo: “Ele tem a filosofia dele. Quer  uma zaga alta que não fique lá atrás, um time compacto com movimentação, que pressione e mantenha a posse de bola”, explicou o meia, que parece estar se adaptando bem ao novo comandante.

Em vez de se esconder, Menezes aproveitou a oportunidade dada por Gareca e pode ser que conte com mais uma "ajuda do destino" para selar sua permanência entre os titulares. Logo após o jogo, numa atitude incomum – para os padrões brasileiros, ao menos –, Gareca chamou aqueles que não atuaram para um breve treino no gramado da Ressacada e Bruno César passou a impressão de ter sentido a coxa.

De repente, um caminho que parecia travado pode ter se aberto com a saída de Valdívia, uma possível ausência repetida de Bruno César e a boa atuação. O elenco não treinou na quinta (24) e se reapresenta somente nesta sexta-feira (25) pela manhã. Se a contusão de Bruno César se confirmar, é muito possível que Felipe Menezes, antes "patinho feio" do elenco do Palmeiras, comece jogando contra o Corinthians no clássico do final de semana, no Itaquerão.