Topo

Goleiro garçom? Aranha chega a 100 jogos pelo Santos e celebra assistências

Aranha completa 100 jogos com a camisa do Santos contra Chapecoense neste sábado  - Marcello Zambrana/VIPCOMM
Aranha completa 100 jogos com a camisa do Santos contra Chapecoense neste sábado Imagem: Marcello Zambrana/VIPCOMM

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

25/07/2014 06h00

A carreira de Rogério Ceni e até do goleiro paraguaio Luis Chilavert fez surgiu no futebol o termo “goleiro artilheiro”. No entanto, Aranha, do Santos, inicia a campanha para ficar conhecido como o “goleiro garçom”. Isso porque o camisa 1 fez questão de descatar sua assistência para o gol 12 mil da história do time da Vila Belmiro, marcado por Gabriel Barbosa, na goleada por 5 a 1 diante do Botafogo-SP, em jogo válido pelo Campeonato Paulista.

O curioso é que o estilo garçom de Aranha iniciou exatamente contra o Santos. Em 2009, pelo Campeonato Brasileiro, o goleiro atuava no Atlético-MG e foi responsável pelo passe que originou o gol do lateral direito Carlos Alberto contra a equipe santista.

“Sempre brinco com o Gabriel que, se ele está na história, é porque uma parcela é minha (risos). É difícil o goleiro dar uma assistência direta. Acho que aconteceu comigo duas vezes, uma contra o Santos (pelo Atlético-MG) e essa a favor (para Gabriel). Na outra vez (em 2009, pelo Brasileirão), recuaram a bola para mim, dei um chutão e acabou sendo um belo passe para o Carlos Alberto (lateral-direito) fazer o gol”, afirmou o goleiro.

Aranha completa 100 jogos pelo Santos no duelo contra a Chapecoense neste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Representa muito chegar aos 100 jogos. É a confiança. Sabemos que, quando a torcida se manifesta de maneira contrária, dificilmente o goleiro permanece. É motivo de orgulho”, disse o camisa 1.

“Com esse número de jogos, eu acredito que tenho boa chance de ter um lugar especial no coração do torcedor. Mas o goleiro sai aplaudido hoje e, na outra partida, volta à estaca zero. Se for mal, vêm as críticas. Goleiro tem de estar sempre provando a cada jogo”, completou.

O goleiro de1,93 m e quase 100 kg, segundo dados oficiais do site do Santos, chegou ao clube em 2011 para ser reserva de Rafael, hoje no Napoli, da Itália. Em 2013, quando assumiu a posição de titular, Aranha disputou 38 jogos e sofreu 36 gols.

No geral, Aranha sofreu 89 gols em 99 jogos pelo Santos. O atleta será homenageado contra a Chapecoense. O goleiro receberá uma camisa comemorativa, que terá o número 100 e sua imagem estampada no peito.