Topo

Grêmio busca equilíbrio entre melhor defesa do Brasileiro e 5º pior ataque

Enderson Moreira, técnico do Grêmio, tenta encontrar o equilíbrio no time  - Cristiano Andujar/Getty Images
Enderson Moreira, técnico do Grêmio, tenta encontrar o equilíbrio no time Imagem: Cristiano Andujar/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/07/2014 06h00

Diz um dos chavões do futebol que a melhor defesa é o ataque. Mas o provérbio da bola não cabe ao Grêmio. No tricolor gaúcho a melhor defesa é somente ela, já que o ataque está devendo. Sólido atrás, os comandados de Enderson Moreira se encontram longe do equilíbrio e tentam deixar o incômodo posto de 5º pior ataque entre os 20 times do certame nacional.

Só Flamengo, Figueirense, Criciúma e Goiás marcaram menos gols do que o Grêmio. São apenas 8 em 11 partidas, média inferior a um por compromisso. E a falta de poder ofensivo tem feito falta para que a campanha deslanche.

A crise no setor de frente tem como personagem principal o argentino Barcos. Criticado pela torcida, o centroavante leva pressão de Lucas Coelho no time e não marca um gol sequer desde a 4ª rodada.

"Os gols e as movimentações no treinamento vão dando confiança para equipe. Hoje [quinta-feira] a movimentação foi boa, os gols saíram, e a tendência é que tudo vá acontecendo naturalmente", disse o goleiro Marcelo Grohe.

Por outro lado, atrás tudo está muito bem. São apenas 5 gols sofridos. A melhor defesa do Brasileirão, ainda, ganhou mais força com a entrada de Saimon, que é zagueiro de origem, como lateral esquerdo.

"Quanto mais jogos o mesmo sistema defensivo jogar, mais entrosamento vamos adquirindo. O Saimon entrou muito bem e tem feito um ótimo trabalho. Não é a dele jogar ali, sabemos disso. Mas ele tem se empenhado muito e nos ajudado bastante. É como eu falei: o importante é seguir nessa pegada e manter o sistema defensivo sólido, sem levar gols", comentou.

A tarefa de encontrar o equilíbrio também pesa para Enderson Moreira. O comandante que foi comemorado quando assumiu o clube por montar equipes ofensivas vê o Grêmio sofrer pela falta de gols marcados. E não é por falta de tentativa. Enderson tem testado muitas opções, a direção reforçou o setor com contratações e agora todos esperam para que a 'bola comece a entrar'.

Nesta sexta-feira, o Grêmio volta a trabalhar no Olímpico de olho no duelo da 12ª rodada diante do Coritiba. O jogo está marcado para domingo às 18h30 na Arena. Fernandinho, com documentação regularizada, será a principal novidade do time.