Topo

PM critica organizada do Palmeiras: já sabiam sobre escolta a ônibus

Junior Lago/UOL
Imagem: Junior Lago/UOL

Patrick Mesquita e Vanessa Ruiz

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 19h50

Depois da orientação da Polícia Militar de que as torcidas organizadas do Palmeiras deveriam se dirigir ao Itaquerão neste domingo (27) utilizando ônibus fretados, a Mancha Alviverde respondeu dizendo que a notificação não havia sido feita em tempo hábil para que conseguissem fretar a quantidade de ônibus necessária – 30, segundo informou a torcida em nota.

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o capitão Valdinei Arcanjo, do 2° Batalhão de Choque da PM, alegou que “é de conhecimento das torcidas que, em clássicos, devem ser priorizados os ônibus no transporte da torcida adversária”. Neste domingo, será realizado pela primeira vez um dérbi paulista, clássico entre Corinthians e Palmeiras, no Itaquerão.

“O clássico está marcado há muito tempo e as torcidas sabiam. Pouco fizeram para ter o transporte [ônibus fretados] e decidiram por metrô e trem”, criticou o capitão.

A Polícia Militar informou, no entanto, que vai tomar medidas para minimizar o risco de confrontos: “Cada órgão, dentro do seu limite de atribuição, vai tomar suas medidas para administrar a situação”.

Uma das medidas será concentrar a torcida do Palmeiras às 10 horas na estação Barra Funda da CPTM. Às 11h30, os torcedores vão pegar os trens em direção à estação Luz. Em transporte exclusivo, os palmeirenses seguem para a estação Dom Bosco. De lá, todos serão escoltados pela cavalaria da PM e homens da ROCAM até o estádio. A distância entre a última parada do trem e o Itaquerão é de 4km. 

Segundo o capitão Valdinei Arcanjo, a PM terá também um plano de contingência para situações que possam ocorrer dentro do estádio, já que as características do Itaquerão – especialmente a ausência de grades entre a arquibancada e o campo – podem provocar tipos de ocorrência que não se via antes, como a invasão do gramado: “É um conceito novo no Brasil. É diferente, mas é o que se vê como adequado na medida em que as pessoas se comportam. E, para isso, temos um plano de contingência”.

A Polícia Militar não divulgou o número total de policiais que trabalharão na operação.

Alteração no transporte público

Em relação ao transporte, a principal alteração à qual os torcedores devem prestar atenção ocorrerá na Linha Amarela do metrô. Como tem acontecido aos domingos, os acessos para a Linha Amarela nas estações República e Luz ficarão fechados durante o dia por conta das obras na estação Higienópolis-Mackenzie. Quem tiver estas estações como destino deve desembarcar na estação Paulista e seguir viagem usando as integrações com a Linha Verde e Linha Azul.