Topo

Vitória bate Criciúma, acaba com incômodo jejum e deixa a "degola"

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/07/2014 20h25

O Vitória acabou com o incômodo jejum ao derrotar o Criciúma por 3 a 1 neste sábado, no Heriberto Hülse, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time não vencia há oito partidas e com o resultado ainda deixou a temida zona de rebaixamento. Caio marcou duas vezes e Ayrton completou. Serginho descontou para a equipe catarinense.

Por outro lado, a equipe da casa segue com 11 pontos e perdeu a oportunidade de abrir distância dos concorrentes diretos na luta para permanecer na Série A.

Fases do jogo:
O jogo começou com o Vitória demonstrando uma postura mais agressiva. Mesmo atuando fora de casa, a equipe tentava manter sua posse de bola e não dava espaço para o Criciúma sair em velocidade.

A pressão inicial acabou surtindo o efeito desejado porque a equipe visitante aproveitou um erro do adversário e saiu na frente. Dinei aproveitou rebote de Luiz após passe de Euller e ajeitou para Caio abrir o placar, aos 18.

O Criciúma ensaiou uma pressão e chegou a assustar nas jogadas aéreas. Entretanto, conseguiu fazer uma blitz na área adversária, aos 29. Na oportunidade, Paulo Baier e Silvinho obrigaram Wilson a salvar duas vezes. No rebote, Eduardo cruzou e Ayrton fez o corte.

Os donos da casa passaram a ficar muito nervosos com a derrota parcial e foram punidos com três cartões amarelos de forma seguida. O último foi para Escudero que exagerou na reclamação e ainda foi punido com o vermelho logo em seguida, aos 37 do primeiro tempo.

O segundo tempo manteve o panorama da primeira etapa com o Criciúma tentando buscar a reação na base da vontade. O Vitória tinha a vantagem no placar e em número de jogadores, mas não sabia manter a posse de bola e era pouco efetivo na frente. No entanto, em uma das poucas oportunidades marcou o segundo gol, aos 21, novamente com Caio.

Ayrton marcou de falta, aos 38, para assegurar o triunfo do time baiano. O lateral direito cobrou com efeito, mas o goleiro Luiz falhou ao tentar fazer a defesa. Serginho ainda fez o seu, aos 44, para fazer o gol de honra do Criciúma.

Infelicidade. Com apenas 12 minutos de jogo, Michael sofreu uma lesão e precisou ser substituído por Danilo Alves. O atacante, ex-Atlético Sorocaba e Bragantino, foi apresentado na sexta e já realizou sua estreia pelo Criciúma. No entanto, ele atuou menos de meia hora porque precisou sair para dar lugar a Ronaldo Alves após a expulsão de Escudero.

O melhor: Caio. O atacante marcou os dois gols do jogo ao demonstrar oportunismo e boa colocação.

O pior: Escudero. O zagueiro atrapalhou seu time ao ser expulso por reclamação, aos 37 minutos do primeiro tempo, quando o Vitória já vencia o jogo por 1 a 0.

Chave do jogo:
O Vitória não ligou para o fato de atuar no Heriberto Hülse e iniciou a partida com uma postura ofensiva. Como foi premiado com o gol, aos 18 minutos do primeiro tempo, soube aproveitar o nervosismo do adversário no restante do jogo e ainda mostrou objetividade para marcar mais um gol na segunda etapa.

Para lembrar:

Polêmica.
Após uma cobrança de escanteio, Kadu desviou e Escudero resvalou a bola com a mão, aos 13 minutos do primeiro tempo. O atacante Dinei, do Vitória, pediu pênalti, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique mandou o jogo seguir.

Próximos jogos. Os dois times voltam a jogar no próximo sábado. O Criciúma visita o São Paulo, às 18h30, no Morumbi. Por outro lado, o Vitória recebe o Grêmio, às 21h, no Barradão.

CRICIÚMA 1 x 3 VITÓRIA

Data: 26/07/2014 (sábado)
Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ)
Cartões amarelos: João Vitor, Serginho e Escudero (Criciúma); Wilson, Adriano e Luiz Gustavo (Vitória)
Cartão vermelho: Escudero, aos 37 minutos do primeiro tempo
Gols: Caio, aos 18 minutos do primeiro tempo; Caio, aos 21, Ayrton, aos 38, e Serginho, aos 44 minutos do segundo tempo

CRICIÚMA
Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Cortez; Serginho, João Vitor, Rafael Costa e Paulo Baier (Lucca); Michael (Danilo Alves, depois Ronaldo Alves) e Silvinho
Técnico: Wagner Lopes

VITÓRIA
Wilson; Ayrton, Alemão, Kadu e Euller; Adriano, Marcelo (Luiz Gustavo), Richarlyson (William Henrique) e Marcinho; Caio (Willie) e Dinei
Técnico: Jorginho