Topo

Cruzeiro tenta ampliar vantagem diante do Figueirense, que estreia Argel

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

26/07/2014 06h00

Cruzeiro e Figueirense se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Mineirão, pela 12ª rodada do Brasileirão, com objetivos bem definidos. Enquanto os mineiros querem aproveitar a chance de jogar em casa e embalado pelo aproveitamento de 100% pós-Copa do Mundo para ampliar a vantagem na liderança, os catarinenses tentam reagir com a estreia de Argel Fucks e buscam uma vitória para deixar a zona de rebaixamento.

O time de Marcelo Oliveira voltou ainda melhor após a paralisação para a Copa do Mundo e, com triunfos sobre Vitória e Palmeiras, conseguiu disparar na ponta da tabela e abrir cinco pontos para o segundo colocado, Corinthians. Neste sábado, tem uma boa chance de ampliar essa distância e se firmar cada vez mais como o principal favorito ao segundo título seguido da competição.

Teoricamente, a rodada se apresenta favorável ao Cruzeiro comparando com o vice-líder Corinthians. Enquanto os mineiros pegam uma das piores equipes do campeonato dentro de casa, os paulistas fazem clássico regional contra o Palmeiras. Fluminense e Atlético-PR, que completam o G-4, se enfrentam em confronto direto pelas primeiras colocações.

Para conquistar mais uma vitória, o técnico Marcelo Oliveira apostou na manutenção da base da equipe. A única alteração em relação ao último jogo contra o Palmeiras será a entrada do zagueiro Dedé, que está completamente recuperado de uma lesão no joelho direito e se tornou um reforço importante para o treinador.

De volta à equipe, o zagueiro evita acomodação e prega respeito ao Figueirense para não ser surpreendido. “Não tem jogo fácil. Acho que o time que pensar que o outro é muito inferior a ele, já entra com saldo negativo. O Cruzeiro é um time que tem essa cabeça de entrar como se tivesse jogando contra o melhor time do mundo”, garantiu.

Dedé não disputa uma partida oficial há dois meses, também espera por adversário motivado com a estreia de Argel. “Quando tem treinador novo, você tenta mostrar o seu melhor, tenta mostrar alguma coisa a mais”, alertou. “Mas também tem o lado do entrosamento e da mudança de tática”, ponderou.

E a chegada de Argel é a grande aposta do Figueirense para tentar reagir diante do líder. O time entra em campo bastante pressionado após viver uma semana tensa. A equipe foi eliminada na segunda fase da Copa do Brasil ao cair nos pênaltis para o Bragantino, o que resultou na queda de Guto Ferreira.

Com pouco tempo para trabalhar, Argel fez algumas mudanças na equipe e deu indicações de qual será o time diante do Cruzeiro. A escalação terá provavelmente quatro alterações em relação à equipe que foi eliminada no meio de semana.

O novo comandante do Figueirense optou em mexer do meio para frente. Marco Antônio e Rivaldo entram nos lugares de Nem e Leo Lisboa. Na frente, a dupla de ataque passou a ser formada por Pablo e Ricardo Bueno, com Jean Carlos e Everaldo retornando ao banco de reservas.

“Não existe invenção. Preciso arregaçar as mangas e mostrar meu trabalho. Precisamos jogar cada jogo como se fosse uma final e ter esse voto de confiança. Precisamos analisar os erros e tentar corrigir. Todos precisam se unir nesse momento: torcedor, clube, comissão técnica e jogadores”, disse Argel, ao Diário Catarinense.

Com os mesmos sete pontos do lanterna Flamengo, o Figueirense pode deixar a zona de rebaixamento caso surpreenda o líder Cruzeiro. A inspiração vem dos dois triunfos conquistados justamente como visitante, quando bateu o Coritiba no Couto Pereira e o Corinthians na inauguração do Itaquerão.

CRUZEIRO X FIGUEIRENSE

Data: 25/7/2014 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Auxiliares: Clovis Aramal da Silva (PE) e Albino Andrade Albert Junior (PE)

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
 
Figueirense

Tiago Volpi; Luan, Nirley, Marquinhos e Cereceda; Paulo Roberto, Rivaldo, Kleber e Marco Antônio; Pablo e Ricardo Bueno
Técnico: Argel Fucks