Topo

Luxa, Robinho, Gávea... Ex-cartolas comandam Flamengo em meio à crise

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/07/2014 06h10

A crise enfrentada pelo Flamengo despertou mais uma vez a disputa em torno do poder no futebol rubro-negro. Nos últimos dias, conhecidos ex-dirigentes voltaram com força aos corredores da Gávea e fizeram exigências, prontamente atendidas pela administração Bandeira de Mello.

Os principais nomes por trás das mudanças são os ex-presidentes Marcio Braga e Kleber Leite. Eles se uniram ao também ex-mandatário Hélio Ferraz e aos conhecidos cartolas Plínio Serpa Pinto, Jorge Rodrigues e Flavio Godinho, entre outros. A partir daí, o grupo comandou as recentes trocas no departamento de futebol e continua a dar as cartas.

Kleber Leite é ligado ao vice de marketing Luiz Eduardo Baptista, o BAP, e bateu o martelo para a contratação de Vanderlei Luxemburgo. A medida foi automaticamente atendida pela diretoria com a demissão de Ney Franco e o retorno de Luxa.

Outra exigência prontamente aceita envolveu a transferência de alguns treinos ao gramado da Gávea. O local foi reformado pela seleção da Holanda antes da Copa do Mundo e oferece boas condições de trabalho. Tudo acertado e até Vanderlei Luxemburgo, que jamais escondeu a preferência pelo CT Ninho do Urubu, foi dobrado. A atividade antes do importante clássico contra o Botafogo será realizada com a companhia dos torcedores e sócios.

E a movimentação não para por aí. Os ex-dirigentes estão envolvidos na negociação que pode trazer em breve Robinho ao Flamengo. Plínio Serpa Pinto e Jorge Rodrigues são os responsáveis por bancar R$ 600 mil dos R$ 900 mil mensais que o jogador deseja para vestir a camisa rubro-negra até o final do ano.

A contratação do atacante do Milan-ITA é vista como uma importante iniciativa da diretoria para alavancar novamente o programa de sócio-torcedor e também dar uma resposta ao ex-vice de futebol, Wallim Vasconcellos, que vetou o negócio em oportunidades anteriores e transformou-se em alvo dos reconhecidos cartolas.

Além de contratar Robinho, os “rubro-negros ilustres” exigiram pelo menos mais dois reforços ao presidente Eduardo Bandeira de Mello. Eles compartilham a opinião de que Vanderlei Luxemburgo é o nome ideal para tirar o time da crise, porém, precisa urgentemente de material humano em mãos.

Desta forma e a cada dia com novas iniciativas, o Flamengo expõe aos poucos um cenário político que andava camuflado na própria diretoria. Os ex-dirigentes conhecem a sua força e mostram diferentes maneiras para auxiliar e até mesmo comandar a “máquina” na Gávea.

LUXA SE DIZ FECHADO COM DIRETORIA DO FLA: 'SOU 100% BANDEIRA'