Topo

Mais experiente, Santos quer ressuscitar ataque contra ameaçada Chapecoense

Volta de Thiago Ribeiro deixa ataque do Santos mais experiente neste sábado  - Divulgação/Santos FC
Volta de Thiago Ribeiro deixa ataque do Santos mais experiente neste sábado Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

26/07/2014 06h00

O retorno de Thiago Ribeiro, recuperado de lesão após dois meses fora, no duelo contra a Chapecoense neste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, deixa o ataque do Santos mais experiente, segundo o técnico Oswaldo de Oliveira.

O treinador até citou o termo “peso” para definir a importância da volta de Thiago Ribeiro, que precisa “ressuscitar” o sistema ofensivo do Santos na competição. Avassalador no Campeonato Paulista, o ataque só marcou 12 gols no Brasileirão, um dos piores entre os times que sonham com o título nacional.

O time da Vila Belmiro é o nono colocado, e somente Sport e Grêmio, que estão à frente dos santistas na tabela, marcaram menos gols.

Os números de Thiago Ribeiro são menos animadores que a esperança de Oswaldo de Oliveira. No Brasileiro, em cinco jogos disputados, ele não marcou nenhum gol. Na temporada, o camisa 11 também não tem desempenho de um exímio matador. Foram apenas sete gols em 24 partidas. Além da experiência, o técnico santista talvez aposte no “estilo garçom” de Thiago Ribeiro. São seis assistências a gol em 2014.

"No último jogo não fizemos gols, mas finalizamos, nos outros jogos fizemos dois contra o Palmeiras e tivemos oportunidades. É claro que a volta do Thiago é importantíssima, vai dar mais peso para a equipe em termos de ataque", afirmou Oswaldo.

A Chapecoense entrará em campo tentando superar a eliminação da Copa do Brasil para o Ceará e seguir longe da zona de rebaixamento. Em 15º lugar com 11 pontos, a equipe catarinense corre o risco de terminar a rodada nas últimas posições da tabela.

Outro adversário a ser superado no sábado será o desgaste porque a equipe terá pela frente o terceiro jogo em oito dias, todos fora de casa. No último sábado, a equipe derrotou o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, pelo Brasileirão, e na quarta-feira empatou com o Ceará por 1 a 1, no Presidente Vargas, pela Copa do Brasil.

“A nossa prioridade é permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. Nós estamos atuando bem. Vamos jogar com uma marcação forte e saindo em velocidade para o ataque”, disse o diretor técnico do clube, Cadu Gaúcho, ao Diário Catarinense.

Em relação ao time, a Chapecoense pode apresentar duas mudanças. O volante Ricardo Conceição não atuou na quarta porque tinha disputado a Copa do Brasil pelo Paraná. Caso ele entre no time, Abuda ficaria no banco de reservas.

O meio-campo Camilo não atuou diante do Ceará por conta de uma lesão no pé esquerdo. Porém, existe a expectativa dele ser aproveitado no sábado e Nenén deverá ser sacrificado.

A partida entre Santos e Chapecoense marca o centésimo jogo do goleiro Aranha pelo clube paulista. O goleiro será homenageado antes do jogo. Ele receberá uma camisa comemorativa, que terá o número 100 e sua imagem estampada no peito.

Ficha Técnica – Santos x Chapecoense

Data: 26/07/2014
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa e Eduardo de Souza Couto (RJ)

Santos: Aranha; Cicinho, Bruno Uvini, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Rildo e Gabriel Barbosa.
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Chapecoense: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Jaílton e Rodrigo Biro; Wanderson, Dedé, Ricardo Conceição (Abuda) e Nenén (Camilo); Leandro e Bruno Rangel
Técnico: Celso Rodrigues

*Com colaboração de Pedro Ponzoni