Topo

Saimon ganha espaço, mas Grêmio cogita Zé Roberto na lateral esquerda

Saimon recebe elogios por atuação com lateral esquerdo no Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Saimon recebe elogios por atuação com lateral esquerdo no Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/07/2014 06h00

A insatisfação com o rendimento dos laterais é evidente no Grêmio. Tanto que treino após treino, Enderson Moreira faz todo tipo de experiências. Em entrevista coletiva, ele elogiou Saimon, que é zagueiro de origem e ganha espaço no flanco pelo 'poder defensivo'. Porém, não descarta voltar a ter um canhoto no lado, e em vez de Breno ou Marquinhos, a opção é Zé Roberto.

A utilização de Saimon pelo lado pode, ainda, ser uma preparação para formação gremista com três zagueiros. Um dos testes feitos durante a intertemporada e que agradou o comando do time teve um trio atrás com Zé Roberto e Matías Rodríguez nas alas. A equipe seria composta por Ramiro,  Riveros, Luan, Giuliano e Barcos.

Mas é algo para o futuro. Até agora, o preferido para seguir no lado é Saimon. O jogador tem sido regular em atuações como lateral e recebeu elogios do treinador.

"Dentro do que foi proposto, ele nos deu consistência pelo flanco. Não temos sofrido nenhum envolvimento do adversário naquele setor. Ele está cumprindo muito bem. É evidente que tem limitações ofensivas, mas com ele damos mais liberdade para o jogador que fica na sua frente. Está funcionando bem. Mesmo assim vemos alternativas que podem ser interessantes. Poderia ser bom ter um canhoto ali, e temos o Zé Roberto", disse Enderson.

É fato que Breno e Marquinhos não agradaram. Eles estão, hoje, atrás de Saimon, Zé Roberto e das improvisações de Matías Rodríguez e Pará. Marquinhos, por exemplo, tem até treinado no meio-campo nas atividades gremistas.

"Nós continuamos acompanhando eles. Quando demonstrarem a maturidade que exigimos e precisamos de um jogador ali, ofensivamente e principalmente defensivamente, que marque bem e dê consistência defensiva ao time, podemos ter outra possibilidade", explicou.

Matías Rodríguez vem crescendo a cada atividade. O técnico gremista deve apresentar mais chances ao argentino muito em breve. Com isso, Pará poderia deixar a equipe ou ainda trocar de lado.

"Ele melhora a cada dia. Não temos nada indefinido, estamos criando alternativas. Ele é uma dessas opções. Está se adaptando muito rápido ao nosso estilo de jogo e pode receber chance em seguida", falou.

O Grêmio trabalha na manhã deste sábado em preparação para o jogo de domingo às 18h30 diante do Coritiba, na Arena. O duelo da 12ª rodada do Brasileirão marcará a estreia de Fernandinho.