Topo

Ainda tem Copa: Dérbi em Itaquera expõe sucesso gringo e fracasso do Brasil

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

27/07/2014 06h00

Palco de seis jogos na Copa do Mundo, o Itaquerão vai receber mais um jogo recheado de influências gringas, só que dessa vez não será pelo Mundial e sim pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo, Corinthians e Palmeiras fazem o primeiro clássico do novo estádio e a promessa é de um duelo especial, não apenas pelo local onde será disputado, mas também pelos elencos com um bom número de estrangeiros e referências de outras escolas do futebol.

Perto de jogar o primeiro dérbi na nova casa, o Corinthians está com quatro “gringos” no elenco atual: o meia peruano Ramirez, o meia uruguaio Lodeiro, o atacante peruano Paolo Guerrero e o também atacante e recém-chegado Ángel Romero, do Paraguai.  Enquanto isso, o Palmeiras está com os argentinos Mouche, Allione e Tobio, os uruguaios Victorino e Eguren, além do paraguaio Mendieta. Tudo isso sem contar o técnico Ricardo Gareca, da Argentina.
 
Além de especial por ser o primeiro do Itaquerão, o dérbi deste domingo também deve expor algumas deficiências do futebol brasileiro nos últimos anos em determinados setores, como no ataque. Sem muitas opções no mercado nacional, os clubes passaram a apostar em estrangeiros, caso de Guerrero e Romero, que devem iniciar o clássico entre os titulares.
 
Como se não bastasse, há quem aponte a raça em campo dos estrangeiros como algo preponderante nas contratações. O técnico do Corinthians, Mano Menezes, nega que a vontade seja um fator decisivo e aponta uma maior obediência tática dos vizinhos de América do Sul como principal explicação para o número de estrangeiros não apenas nos dois clubes, mas também no futebol brasileiro.
 
“Eu não penso que a vontade seja diferente nos jogadores que vem da América Latina em relação aos brasileiros. O que parece é o cumprimento das questões táticas, que sempre foram mais rigorosas. Isso não é vontade. Neste aspecto, você certamente vai ter comportamentos diferentes com mais jogadores latinos jogando no futebol brasileiro”, disse em entrevista coletiva na última sexta-feira.
 
Não é apenas dentro de campo que os estrangeiros levam certa vantagem neste momento. A aposta do Palmeiras em Ricardo Gareca é prova disso. Sem grandes opções no Brasil, que encontra dificuldades para revelar técnicos, o clube alviverde teve que buscar seu novo comandante no Vélez, da Argentina.
 
Por falar em Gareca, o dérbi será apenas o quarto jogo do argentino no comando do Palmeiras e já será o segundo clássico. No primeiro, o time alviverde foi derrotado pelo Santos por 2 a 0. Para enfrentar o Corinthians, o técnico ainda tenta encontrar a melhor formação do elenco. Tanto que nos dois últimos jogos (derrota para o Cruzeiro por 2 a 1 pelo Brasileiro, e vitória por 2 a 0 sobre o Avaí pela Copa do Brasil) o treinador, que já usou 24 atletas diferentes, fez alterações no intervalo e a equipe subiu de produção no segundo tempo.
 
"Viver este clássico como treinador é uma das coisas mais importantes da minha carreira. Estou vivendo algo muito bom (estar no Palmeiras) e dou muito valor a isso", disse Gareca.
 
Para o duelo contra o rival alvinegro, o técnico não poderá contar com o zagueiro Lúcio, que se recupera de uma lesão no rosto, e Eguren, com um problema na coxa esquerda. Caso vença na casa do rival, o Palmeiras, atualmente na 12ª colocação, chega a 16 pontos e pode entrar na briga por uma posição G-4 do Brasileiro.
 
Já Mano Menezes teve vida mais tranquila para montar o Corinthians para o primeiro clássico no Itaquerão. Sem grandes alterações, o técnico só não vai contar com o suspenso Jadson, que levou o terceiro amarelo no jogo contra o Vitória. Assim, Renato Augusto será o substituto. Guerrero, que sentiu dores na panturrilha contra o Bahia na quarta-feira, treinou normalmente e deve formar dupla com Romero, que conquistou a vaga entre os titulares.
 
Além da importância do primeiro clássico em casa, o Corinthians, vice-líder com 20 pontos, busca a vitória para permanecer na cola do Cruzeiro, que recebe o Figueirense.
 
“Esse tipo de jogo, quem está dentro sempre quer ganhar. Todos os jogos têm esse objetivo pelo simbolismo. É um jogo especial dentro de um conjunto de jogos no Brasileiro. Sabemos a importância que o torcedor vê nesses jogos e temos que buscar com apetite”, afirma Mano.
 
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X PALMEIRAS

 
Local: Itaquerão
Data: 27 de julho de 2014, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Cleber e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Renato Augusto; Guerrero e Romero
Técnico: Mano Menezes

Palmeiras: Fabio; Wendel, Tobio, Wellington e Marcelo Oliveira; Renato, Wesley e Felipe Menezes; Mouche (Josimar), Mouche e Henrique.
Técnico: Ricardo Gareca